sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

PRESÉPIOS NO LUGAR DE NOEL


   Costumo repetir que ainda sou do tempo em que se cultuava o Menino Jesus no Natal. Havia presépios, cantos natalinos e um clima de paz e reverência nos dias que antecediam essa memorável celebração, especialmente na noite de véspera. Imagino que, nesses dias gloriosos, os anjos desciam dos céus, como ainda hoje, e purificavam as mentes fervorosas das pessoas, porque desde o começo de dezembro todas as hostilidades cessavam. À meia noite iniciava-se a Missa do Galo. Todos iam à igreja, não antes de nós, crianças, colocarmos sobre a mesa os pratos com milho e capim para os animais do estábulo que haviam testemunhado o nascimento. Na madrugada, chega o Menino Jesus depositando nos pratos os presentes. Mal dormíamos, ante tamanha expectativa. Em nossa imaginação escutávamos os passos d’Ele entrando.
   Hoje as crianças não têm culpa por ignorar o que aconteceu em Belém da Judeia e qual a razão de dar o nome de Natal a essa festa, se o homenageado passou a ser outro. Foram os adultos que ensinaram aos pequenos que deveriam esperar pelos presentes de Papai Noel, e o Velhinho também não é culpado se o elegeram patrono e um agente pagão do mercantilismo. Assim, vai-se apagando a memória do maior evento da cristandade. Se esse acontecimento é ocultado, torna-se mais difícil revelar aos pequenos, independentemente de qualquer crença religiosa, a razão da majestática descida ao nosso mundo desse glorioso ser – que recebeu o nome de Jesus – e os ensinamentos que viria deixar à humanidade. 
   As lojas se enchem de Noéis – e tais figurantes são ao menos recompensados com um ganho extra e, certamente, necessitam dele -, mas por que não ater-se ao verdadeiro sentido do Natal armando presépios nas casas, nos jardins e mesmo nas lojas? Algumas crianças até têm medo do ancião barbudo, mas certamente se encantariam ao ver um igual a elas no berço da manjedoura, rodeado pela mãe e o pai, pelas vacas, burrinhos e carneiros que são as doces figuras do singelo e memorável nascimento. ( WALMOR MACCARINI, jornalista em Londrina, ESPAÇO ABERTO, página 2, quinta-feIra, 17 de dezembro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRNA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares