quinta-feira, 19 de outubro de 2017

POR UMA EDUCAÇÃO QUE RESPEITE A INFÂNCIA


   Outubro é o mês da criança e, para além dos apelos consumistas da data, é uma boa época para refletir sobre como estamos tratando nossas crianças. Nas Escolas, a educação precisa valorizar cada vez mais a importância do brincar. Afinal, é através das brincadeiras que se desenvolvem aspectos cognitivos, sociais, emocionais e físicos que perdurarão por toda a vida.
    A representação da realidade, a imaginação e a fantasia preparam para enfrentar as questões reais da vida adulta de forma muito mais efetiva. A brincadeira deve ser ensinada, pois as crianças não nascem sabendo brincar. Cabe à escola disponibilizar tempo e recursos mínimos para que ocorra de forma prazerosa e verdadeira: espaços apropriados, brinquedos simples, outras crianças e o estímulo e mediação dos adultos.
   O aprendizado consistente e concreto, entre as crianças, ocorre através da brincadeira. Aprender sobre os números ou letras através de parlendas, cantigas de roda, jogos de tabuleiro ou ao ar livre, em um ambiente de faz de conta, cria conceitos concretos que serão úteis por toda a trajetória de cada ser humano. 
   A criatividade é outro fator a ser estimulado, seja através da contação de histórias, das artes e da representação da realidade. Quando as crianças brincam de bombeiro, de princesa ou de dragão, por exemplo, desenvolvem representações muito úteis para entender o mundo e futuramente interagir com ele de forma mais harmônica. Com isso, se tornam pessoas mais flexíveis. 
   Ao testar hipóteses e satisfazer a curiosidade sobre o mundo que os cerca, meninos e meninas desenvolvem senso crítico e raciocinam sobre o mundo mais facilmente. A abstração inerente ao aprendizado se torna muito mais fácil através da experimentação que a brincadeira proporciona. Ao instigar a construção de pensamentos próprios, as brincadeiras preparam para os caminhos mais difíceis do aprendizado futuro. A criança aprende a pensar como investigador, a levantar questões a serem respondidas. 
   Realidade consolidada na infância contemporânea, os dispositivos eletrônicos, em alguns momentos, consomem um tempo importante das crianças, que precisam de momentos livres para brincar no quintal, na praça, com outras crianças ou com cuidadores. Nesses ambientes, não cabem tablets ou celulares. Interagir com as pessoas, brincar, correr e fantasiar são atividades divertidas, prazerosas e que podem ser determinantes para o futuro. 
   A escola deve propiciar o aprendizado através da brincadeira, estimulando a experimentação e o senso crítico. O estímulo à criatividade, à interpretação e à autonomia ajudam a sedimentar o caminho para um adulto capaz de constantemente aprender. (Texto escrito por ANDREA PIZAIA ORNELLAS, diretora de escola em Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quarta-feira, 19 de outubro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). * Os artigos devem conter dados do auto e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. *Os artigos publicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. E-mail: opinião@folhadelondrina.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares