“É preciso que a terra esteja ainda fértil”. A afirmação de um dos painelistas da 10ª edição do EncontrosFolha, realizado na última semana, resume o cenário ideal para que as micros e pequenas empresas (MPEs) aproveitem a retomada do crescimento econômico do País para superar a crise e voltar a crescer.
O evento que abordou o tema “Saúde Financeira” – Os Reflexos da Atual Conjuntura Econômica para os Pequenos e Médios Empresários Brasileiros” – destacou a necessidade de os empresários se prepararem para o novo cenário econômico ao mesmo tempo em que cobrou atenção às políticas públicas para que isso se concretize.
O quadro econômico favorável é composto entre outros aspectos, pela expectativa de que a taxa Selic fique em torno de 7% nos próximos três anos e que a inflação se mantenha na média de 3% no mesmo período.
Nesta fase de atenção à sobrevivência do negócio, destaca-se a governança familiar ou corporativa, que consiste em separar os interesses familiares da gestão empresarial para obter qualidade no processo decisório. Também não se pode esquecer o foco no planejamento estratégico baseado em recursos, o plano de negócio – que deve ser renovado a cada ano – e a excelência do atendimento ao cliente.
Para os especialistas presentes a esta edição do EncontrosFolha, inovar, investir e se atualizar são atitudes importantes para os empresários que desejam se fortalecer. Lembrando que durante períodos de crise cresce o chamado empreendedorismo por necessidade e diminui o empreendedorismo por oportunidade. Isso é muito comum quando a pessoa perde o emprego e investe sua verba rescisória em alguma ideia.
Na lista dos pontos favoráveis às MPEs que podem ser contemplados em políticas públicas, estão acesso ao crédito, desburocratização, tributação, associativismo empresarial, educação empreendedora e acesso à inovação.
A educação empreendedora em projetos nas escolas desde o ensino fundamental é um dos pilares para formar empresários capazes de planejar e concretizar negócios sustentáveis, mesmo em períodos de crise. (OPINIÃO, opinião@folhadelondrina.com.br página 2, 28 e 29 de outubro de 2017 publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário