quinta-feira, 19 de outubro de 2017

EMPRESAS RECORREM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


   Programas ajudam pequenos empreendimentos a tomarem decisões para melhorar os negócios

   São Paulo – O uso de inteligência artificial já é realidade no Brasil. Empresas como Fleury, Bradesco e BRF já usam a tecnologia para melhorar a produtividade de seus negócios. Agora, companhias de soluções tecnológicas miram em outro objetivo: ganhar escala ofertando o serviço para pequenos e médios negócios. 
   A Totvs e a Salesforce lançaram, no primeiro semestre deste ano, programas de inteligência que oferecem análises de dados para todos os clientes que já usavam algum tipo de plataforma da empresa, chamados Einstein e Carol. O Watson tecnologia da IBM que se assemelha à Siri, da Apple, já era oferecido em sua versão básica desde 2015. 
   Com os serviços, o dono de um pequeno restaurante pode, por exemplo, usar a ferramenta para descobrir se algum dos seus pratos precisa ser descontinuado ou se deveria aumentar o preço das bebidas. Com o mesmo software, uma universidade é capaz de identificar quais alunos têm maior probabilidade de evasão. 
   “A Inteligência Artificial te fala como está sua performance em relação aos seus concorrentes e o que você deve fazer para melhorar: produtos que deve vender, promoções” explica Vicente Gotten, diretor do laboratório de inovação da Totvs no Vale do Silício. 
   Segundo Goetten, os pequenos negócios sempre tiveram uma demanda muito grande por dados para elaborar uma gestão estratégica, mas, antes da inteligência artificial, esse tipo de ferramenta era inacessível. “É muito caro você montar um time de ciência de dados”, diz.
   Para baratear a inovação, as empresas têm apostas em modelos de negócio flexíveis. Uma medida importante foi o desenvolvimento de sistemas comerciais que fazem a cobrança por uso. Nas três empresas consultadas, a inteligência em seu modelo mais básico é oferecida sem custo adicional para o cliente.
   Um empresário que possui uma plataforma CRM da Salesforce, usada para relacionamento com consumidores, pode acessar o assistente sem custo para obter análise de dados gratuita, com um limite de quantidade de dados. 
   Caso veja retorno, ele tem a opção de contratar planos cobrados por volumes, a preços de vão de US$ 40 a US$ 4.000 por mês. 
   O modelo também é usado pela Totvs e pela IBM, que não divulgaram valores dos planos. “A plataforma consegue te acompanhar. Conforme você vai crescendo, tem mais dados, e o valor vai mudando”, explica Goetten.
   Outro ponto em comum é que os serviços são oferecidos por computação em nuvem – acessados remotamente a partir de um computador. 
   Um dos motivos pelo qual o acesso remoto é importante é que com a nuvem, as pequenas empresas não precisam acionar um time tecnologia ou possuir um servidor próprio para ter acesso à inteligência. 
  ADESÃO
   Para Fabricio Barth, líder técnico do Watson (IBM) no Brasil, o país ainda tem um atraso de cerca de dois anos em relação aos Estados Unidos para a adoção de tecnologia que auxiliem a gestão. 
   Entre os empresários americanos, 37% já usam Inteligência Artificial, indica pesquisa feita pela Salesforce. Destes, 73% notaram velocidade no aumento de vendas. 
   “Ainda temos uma questão de atitude do gestor brasileiro: ele espera que a tecnologia seja usada lá fora, e só depois que vê funcionar que ele começa a pensar em adotar também”, afirma Barth. (LUISA LEITE, Folhapress, caderno FOLHA ECONOMIA & NEGÓCIOS, página 3, quarta-feira, 19 de outubro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares