terça-feira, 17 de outubro de 2017

DEPRESSÃO E ANSIEDADE EXIGEM TRATAMENTO ESPECIALIZADO

"A depressão será a doença mais incapacitante em 2020 e está aumentando em uma velocidade incrível", alertou a psicóloga Claudia Razente Cantero.
   “Depressão e ansiedade: como a psicologia pode ajudar? Este foi o tema da psicóloga especialista em análise comportamental do Núcleo Evoluir e professora do curso de Psicologia da Unopar Claudia Razente Cantero. A atividade, que faz parte do Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) do Grupo Folha de Comunicação, foi realizada na tarde desta segunda-feira (16) no auditório da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina).
   Segundo a palestrante, a ansiedade e depressão são doenças que na década de 1980 atingiam principalmente pessoas com mais de 40 anos. Agora, no entanto, a prevalência já é alta para quem está na faixa dos 24 anos. Números considerados “alarmantes” por Cantero. “A depressão será a doença mais incapacitante em 2020 e está aumentando em uma velocidade incrível. A ansiedade também tem crescido e isso é muito ruim. Sabendo que as pessoas estão trabalhando cada vez mais e tendo cada vez mais atividades, há a probabilidade de desenvolver cada vez mais essas doenças”, alertou.
   Ela explicou que a correria da sociedade atual tem aumentado as chances de aumento de casos de depressão e de ansiedade. “A depressão é quando alguém deixa de responder e se comportar da mesma maneira. Tem alteração do apetite e do sono, menos disposição para fazer as atividades. Geralmente ocorre quando é registrado algum evento, como a perda de alguém querido, a perda de emprego, um divórcio. A pessoa passa a se isolar, a sair menos socialmente e deixa de se relacionar com as pessoas. Isso gera uma série de prejuízos sociais , econômico”, destacou.
   Questionada como diferenciar sintomas de depressão ou de ansiedade de emoções como a tristeza, Cantero explicou que é preciso observar a duração, a frequência e a intensidade desses sintomas. “No caso da depressão é quando ela sente esses sintomas todos os dias por pelo menos duas semanas. Esse é o momento de buscar ajuda”, apontou.
   A psicóloga acrescentou que é normal sentir ansiedade e que existe a ansiedade boa e a ruim. A boa é quando acontece, por exemplo, antes de uma viagem. “A ansiedade ruim é quando a pessoa fica incapaz, se sente paralisada de fazer as atividades dela. É quando deixo de realizar uma palestra, de trabalhar ou de me relacionar com as pessoas por medo ser exposto, de passar vergonha, de não dar certo. Ou quando passo também a me isolar socialmente por conta disso”, esclareceu.
Cantero salientou que não importa se a pessoa procura um psiquiatra ou um psicólogo para tratar dos sintomas de depressão ou da ansiedade. “Um bom psicólogo vai indicar a necessidade de um bom psiquiatra se o paciente precisar de medicamentos. Assim como um bom psiquiatra vai indicar um psicólogo, se identificar a necessidade disso”, apontou. (VITOR OGAWA, Reportagem Local, página 6, FOLHA GERAL, terça-feira, 17 de outubro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares