domingo, 15 de outubro de 2017

O FUTEBOL DA MINHA CIDADE NATAL


   O futebol é o esporte preferido de grande maioria dos brasileiros. Meu pai gostava muito e, para formar o time, trazia jogadores de Ribeirão Preto, Cajuru, Cássia dos Coqueiros porque ele era de lá da divisa de Minas com São Paulo. O time chamava-se Clube Recreativo de Sertaneja e participou do Campeonato Paranaense do Norte Velho (Pioneiro) no final da década de 50 e início dos anos 60. 
   Os rapazes ficavam numa república chamada “A Toca”. Trabalhavam e jogavam bola. Os que eram formados davam aulas (educação física, ciências, etc), outros trabalhavam no banco e no comércio. 
   Quando o time jogava fora (Cornélio Procópio, Bandeirantes, Santa Mariana, Andirá, Cambará, Santo Antônio da Platina, etc, meu pai colocava nossos caminhões à disposição das pessoas da cidade que queriam assistir ao jogo. Antes de saír, ele conversava com todos para evitar brigas e provocações e instruía os motoristas a ficarem de olho. Quando nesses locais, o time perdia, os torcedores de Sertaneja saíam corridos porque aí vinha briga. Dependendo da cidade, o papai nos deixava ir junto com ele. Era muito bom! Quando o jogo era em Sertaneja, quase toda a cidade ia assistir. Era a nossa diversão nas tardes de domingo. 
   Soltavam foguetes, rojões para indicar que o time estava entrando em campo e também na hora dos gols. O campo era cercado por alambrado, não tinha arquibancadas, as pessoas se juntavam ao redor, as mulheres ficavam em grupinhos, algumas com sombrinha porque o sol da tarde era muito forte. Ninguém ficava perto do meu pai durante o jogo. Ele se empolga, corria de lá para cá na beira d campo, chutava, dava butinada, ficava rouco de tanto gritar, parecia o próprio jogador. Algo parecido com o torcedor Luxemburgo nos jogos do Londrina. Depois do jogo, à noite, o Tatinha da Rádio Paiquerê ligava em casa para o meu pai falar o resultado e dar o panorama de tudo que acontecera durante a partida. 
   Esse amor pelo futebol foi passado para nós, seus filhos. Era um corintiano fanático e quase toda a família também, salvo o nosso irmão Beto que é são paulino, e o Sertão palmeirense. Este, quando viemos para Londrina, jogou futebol de salão pelo Canadá e Bussadori durante muitos anos; temos ainda o Alexandre (bisneto) que está iniciando também uma carreira no futebol de salão no Iate Clube.
   Meu pai, José Olegário de Castro, quando prefeito de Sertaneja, trouxe a água para a cidade, colocou alambrado no campo, ganhou uma pedreira para a prefeitura fazer o asfalto, fez a cidade ficar conhecida pelo futebol que houve na época e até hoje não foi reconhecido, nunca homenageado. É uma pena... (Crônica escrita por IDIMÉIA DE CASTRO, leitora da FOLHA, página 2, FOLHA RURAL, 14 e 15 de outubro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares