Hoje o Brasil amanhece com uma nova perspectiva. É tempo de esperança. Dia que os brasileiros podem voltar a acreditar em mudanças, em um novo capítulo da história. Ao que tudo indicava, até o final da noite de ontem, a presidente Dilma Rousseff (PT) seria afastada do cargo. Em um dia repleto de discursos, os senadores haviam sinalizado pela abertura do processo de impeachment contra a chefe máxima do Executivo. Dessa forma, Dilma pode ser a segunda presidente desde a redemocratização do País a ter seu mandato cassado. O primeiro foi o atual senador Fernando Collor de Melo.
É claro que Dilma não foi julgada apenas pelas “pedaladas fiscais “, proibidas pela legislação. O julgamento é político, mas não se pode negar que vai de encontro aos pedidos da população. Os brasileiros promoveram as maiores manifestações já registradas na história do País. Os equívocos na política econômica que culminaram na atual cassação, somados à Operação Lava Jato, acabaram por gerar no País uma crise em vários aspectos: econômicos, políticos, morais e éticos.
Se essa crise instalada abalou diretamente a confiança da população e do empresariado é hora de restaurar tudo isso. É importante que as pessoas que assumam estejam comprometidas com a construção de um novo País, livre de acordo, conchavos e negociatas. É hora de iniciar uma nova forma de fazer política, o bem comum tem que estar acima de tudo e, principalmente dos interesses pessoais ou partidários. Que neste novo tempo sejam nomeados funcionários qualificados, de perfil técnico que trabalhem em prol do País.
No entanto, essas mudanças só acontecerão se a população tiver um papel ativo. O momento pede união de todos. Os cidadãos têm de cobrar de seus representantes uma nova forma de fazer política – livre de barganhas. Que o poder de mobilização demonstrado no início deste ano com as manifestações realizadas Brasil afora permaneça e contribua para que os brasileiros participem mais ativamente da vida pública. Certamente será o que vai definir e construir um País melhor. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, quinta-feira. 12 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário