terça-feira, 3 de maio de 2016

DIREITO À COMUNICAÇÃO

 
   A decisão judicial de suspender o aplicativo WhatsApp por 72 horas em todo o País está longe de ser uma punição à empresa. A determinação prejudica muito mais os cerca de 100 milhões de usuários que utilizam diariamente o aplicativo para se comunicar. É uma decisão exagerada – como chegou a se posicionar a Agência Nacional de Telecomunicações – e que deve levar a uma discussão a respeito do assunto. Pode a Justiça cortar a comunicação de milhões de brasileiros?
   O aplicativo deixou de funcionar por determinação do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE). O processo é o mesmo que justificou, em março, a prisão de Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook (dona do app para a América Latina) porque o magistrado quer que a companhia repasse informações sobre uma quadrilha interestadual de drogas para uma investigação da Polícia Federal. 
   No entanto, a empresa não entrega as informações solicitadas porque alega que não as tem e afirma que cooperou com a Justiça “com toda a extensão de sua capacidade”. Além disso, no início do mês passado o WhatsApp passou a criptografa as conversas e nem mesmo as companhias têm acesso à comunicação – mais um item dificultador. Aliás, essa não é a primeira vez que o aplicativo fica fora do ar por decisão judicial. Em dezembro também foi feito o bloqueio das conversas porque a empresa não entregou dados trocados entre investigados criminais. 
   Essas decisões acontecem porque o Marco Civil da Internet dá brechas para isso. Falta regulamentação de alguns artigos, o que abre margem para diversas interpretações. Uma delas é a interrupção do serviço quando há risco à segurança de todos os usuários. No documento consta que a suspensão deve ocorrer somente quando o aplicativo descuide da privacidade das comunicações e dados de seus usuários.
   A sociedade precisa debater juntamente com o Judiciário outras alternativas para “punir” empresas que oferecem serviços de comunicações. Os usuários que utilizam o serviço para conversar com amigos e parentes e até mesmo para trocar informações de trabalho e estudo não podem continuar a ser os maiores prejudicados. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, terça-feira, 3 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares