terça-feira, 17 de maio de 2016

AJUDAI MINHA FALTA DE FÉ


   Uma das coisas que mais me entristecem é a morte de um jovem em circunstâncias trágicas e inesperadas. Algo que me comove particularmente, nesses casos, é a dor do pai e da mãe, uma dor tão intensa que para ela não existe nome. Ao enterrar um filho, os pais são mais do que órfãos; nosso dever acolhê-los e abraçá-los para sempre.
   Nesta segunda-feira, dia nublado e chuvoso, recebi a notícia da morte trágica de um jovem numa pequena cidade do Norte Pioneiro. No mesmo instante, minhas preces e pensamentos se voltaram para os familiares. Tenho absoluta convicção de que Deus terá misericórdia do pobre rapaz e o receberá na vida eterna, da mesma forma que o Pai recebe o Filho Pródigo na parábola contada por Jesus.
   Dias atrás, ouvindo o movimento lento da 3ª Sinfonia de Beethoven, conhecida como “Eroica”, pressenti que em algum momento próximo eu me lembraria daquelas notas tão tristes e tão belas. A ocasião se confirmou ontem. E também ontem o Evangelho da Missa trouxe uma mensagem que me comoveu particularmente: o capítulo em que São Marcos descreve o exorcismo do jovem possuído pelo demônio mudo. 
   Esse demônio sempre atormentou a humanidade e existe até hoje. E o espírito maligno nos impede de manifestar nossos sofrimentos e angústias, e também nos faz calar diante da injustiça e do mal. Um querido amigo, o professor Carlos Nadalim ensinou-me que existe uma diferença essencial entre o mutismo e o silêncio. O silêncio é a casa do pensamento e da meditação; o mutismo é a prisão das palavras e da verdade. O silêncio induz à atenção; o mutismo bloqueia o entendimento. 
   Ao implorar que Jesus expulse o demônio mudo, o pai do moço diz uma frase surpreendente: 
   - Creio, Senhor! Ajudai minha incredulidade. (Mc 9,24).
   O escritor romeno Nicolae Steinhardt (1912-1989) fez questão de usar essas palavras como epígrafe do “Diário da Felicidade”, suas memórias de prisioneiro do regime comunista. Para Steinhardt, a confissão de incredulidade daquele pobre homem é uma frase que faz gritar o divino, “o mistério dos mistérios do aprendizado cristão, e de algum modo o sinete da graça do Espírito Santo”. 
   São Marcos conta que o demônio mudo fugiu dando grandes gritos; e o jovem ficou caído no chão. Alguns acharam que o rapaz estava morto, mas Jesus o reergueu, para a incredulidade de todos.
   Apesar de tudo, continuo sendo um homem de bem pouca fé. Mas, de graça, Deus compensa a minha incredulidade com provas constantes de amor e de bondade. Vencer o demônio mudo que existe dentro de nós é uma tarefa difícil, mas libertadora. Beethovem libertou-se compondo uma obra imortal, mesmo sem poder escutá-la. Nicolae Steinhardt libertou-se escrevendo um monumento literário de fé e esperança, mesmo tendo enfrentado as piores provações. Todos os dias nós podemos vencer o mutismo paralisante, com trabalho e amor ao próximo. Senhor, ajudai nossa incredulidade! ( Coluna AVENIDA PARANÁ – por Paulo Briguet. Fale com o colunista:avenidaparana@folhadelondrina.com.br página 3, caderno FOLHA CIDADES, espaço AVENIDA PARANÁ, terça-feira, 17 de maio de 2016.publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares