segunda-feira, 9 de maio de 2016

O DESUMANO ATO DO DEPUTADO JAIR BOLSONARO


   Naquela histórica votação na Câmara dos Deputados pela admissibilidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff – ora em curso no senado Federal – ainda ressoa em minha mente as palavras do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que dedicou o seu voto ao torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra, chefe da unidade de tortura do DOI-CODI no período da ditadura militar, homem responsável pela tortura de centenas de pessoas, dentre elas a própria presidente. 
   O ilustre e nobre deputado carioca, paladino da moral e dos bons costumes, foi simplesmente desumano. Mostrou um desprezo total pelos direitos humanos e pelo ser humano em si. Votar e defender o impeachment da presidente Dilma por considerá-la culpada por crime de responsabilidade fiscal é legítimo e faz parte do regime democrático. Todos têm o direito de discordar do catastrófico governo de Dilma Rousseff e querer seu impedimento, mas um parlamentar dedicar o seu voto ao homem responsável pela tortura da presidente, evocando, certamente, os piores momentos de sua vida, é monstruoso, supera todos os limites do aceitável. É tratar o adversário político como inimigo que deve ser aniquilado, não só politicamente mas também psicologicamente.
   Para a nossa vergonha nacional, está corretíssima a reportagem do “The Guardian”. Na matéria da cobertura da votação do impeachment, o jornal inglês classificou o voto de Bolsonaro como o ponto mais baixo de uma noite em que os nossos parlamentares transformaram a Câmara dos Deputados num circo, do mais baixo nível, numa das votações mais importantes da nossa história, que merecia muito mais seriedade. 
   Citar Deus (será que caberia a citação de Deus num ambiente tomado por muitos acusados de corrupção?) ou a família, embora não sendo o ambiente e nem o momento apropriado, ainda vá lá, mas entoar loas à memória de um torturador é demais!
   Mas o pior é que Bolsonaro não está sozinho. Há milhares de pessoas que aplaudiram as suas palavras desumanas e monstruosas. Não esqueçamos que o ilustre deputado foi o mais votado na última eleição no estado do Rio de Janeiro, com 464 mil votos. E há também aqueles que, se não o aplaudem abertamente, procuram justificar a injustificável conduta do deputado, como fez o jornalista Alexandre Garcia, que, na rede social, lembrou que parlamentares do PCdoB dedicaram seus votos a integrantes da luta armada contra o regime militar, com a nítida intenção de diminuir o peso das palavras proferidas por Bolsonaro. 
   Claro está que quem entra numa guerrilha não é nenhum santo e está sujeito a praticar e a sofrer violência, mas nada se compara com a violência institucionalizada, patrocinada pelo Estado, representada pelo coronel Ustra. ( DONIZETH SANTOS, doutor em Letras pela Universidade de São Paulo e professor de Língua Portuguesa da Faculdade de Telêmaco Borba, página 2, ESPAÇO ABERTO, segunda-feira, 9 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares