sexta-feira, 6 de maio de 2016

DISCURSO DO ÓDIO


   No livro “1984”, de George Orwell, o país governado pelo Grande Irmão possui um Ministério do Amor, cujo único propósito é espalhar o ódio entre a população. Posso dizer que conheço o assunto, porque durante muitos anos, quando militei na esquerda sindical, especializei-me em escrever discursos de ódio. A certa altura de minha vida, eu praticamente não escrevia mais nada que não tivesse o firme objetivo de destruir algum adversário ou instituição que meus companheiros julgassem contrários à causa. Por volta dos 30 anos de idade, quando percebi o que estava fazendo comigo mesmo e aos outros, decidi abandonar para sempre o discurso do ódio e dar adeus ao Grande Irmão chamado esquerda. Nikita Krushchov disse sobre Stálin: “ Ele nos mergulhou em sangue até os cotovelos!” De modo análogo, posso dizer que o esquerdismo mergulha seus adeptos até os cotovelos na mentira. Por sinal, em “1984” há um órgão destinado a propagar a mentira: chama-se Ministério da Verdade.
   Pós-graduado em discurso do ódio, hoje só escrevo por amor ao próximo. Procuro semear compaixão em cada palavra de meus textos, ainda que por vezes essa compaixão assuma formas agressivas ou polêmicas. As obras e a fé não devem estar nunca separadas; do mesmo modo, a misericórdia e a justiça. Jesus é o Príncipe da Paz, mas nunca deixa de dizer o que pensa quando necessário, mesmo que seja para chamar seus adversários de “raça de víboras”, para expulsar os vendilhões do Templo ou para dizer sobre o molestador de crianças: “Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar”. (Lc 17,2)
   Durante os últimos 30 anos, a esquerda brasileira viveu exclusivamente do discurso de ódio. Odiou a Constituição de 1988, odiou o Plano Real, odiou as privatizações, odiou os empresários que não colaboraram com seu projeto de poder e agora odeia a maioria absoluta da população que lhe quer fora do governo. Odeia os conservadores, odeia os liberais, odeia a liberdade de expressão e odeia a lei. Hoje odeia mais do que tudo a Operação Lava Jato, por colocar a quadrilha na cadeia. 
   A cultura do ódio esquerdista tem uma origem bastante clara: a doutrina da luta de classes. A visão de mundo marxista, baseada na guerra entre classes sociais, é a receita para o caos e a destruição de uma sociedade. O conceito de “inimigo de classe” equivale a um caminho para o genocídio, sendo uma ideia tão destruidora quanto a tese da superioridade racial do nacional-socialismo.
   Digo com toda a sinceridade, com o coração nas mãos: não sinto ódio por ninguém. Desses que vivem na mentira, pequenos marighellas da organização criminosa, eu sinto pena, dó, compaixão extrema. Tenho amor à verdade, à beleza, à justiça, à honestidade, ao bem. Tenho amor à família, ao próximo, ao inimigo. Tenho amor a Deus. Não faço discurso do ódio: faço discurso do óbvio. ( Coluna AVENIDA PARANÁ – por Paulo Briguet. Fale com o colunistas: avenidaparana@folhadelondrina.com.br página 3, caderno FOLHA CIDADES, sexta-feira. 6 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares