O espaço de leitura funciona em uma sala térrea da antiga Casa da Criança
Localizada em prédio da Secretaria de Cultura, unidade fica aberta de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas
A Biblioteca Infantil de Londrina voltou a funcionar ontem em um novo espaço, no prédio da Secretaria Municipal de Cultura, na Praça Primeiro de Maio (área central). Na rápida solenidade de abertura, apenas uma criança esteve presente, uma frequentadora assídua do local, Letícia Cardoso de Melo, de 9 anos, aprovou as mudanças e as novas instalações. “Ficou maior. Agora cabem mais crianças. Ficou bem legal”, comentou.
A Biblioteca Infantil funcionava junto à Biblioteca Pública Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, na Avenida Rio de Janeiro. Com o término da restauração do prédio da antiga Casa da Criança, em abril, o espaço para leitura foi transferido para uma sala térrea do imóvel. A principal mudança, no entanto, foi o horário de funcionamento, que vem causando polêmica entre os profissionais de Biblioteconomia. Antes, s Biblioteca Infantil funcionava de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 13 horas. Por medida de contingenciamento orçamentário, o horário foi alterado. Agora, o espaço abre das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e fecha aos sábados. “Agora eu vou poder vir só nas férias “, disse Letícia de Melo, que estuda no período da tarde.
A secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, voltou a reforçar que a mudança de horário é momentânea, embora não tenha prazo determinado. Questionada se o novo horário não teria sido o responsável pela ausência de crianças na reinauguração do espaço, a secretária disse que com a mudança para o novo prédio há a possibilidade de realizar atividades que possam atender o publico infantil pela manhã. Solange também ressaltou os ganhos com a mudança de endereço: “Temos essa vista essa paisagem. Temos um espaço mais amplo e áreas de convivência área utilizar com as crianças.”
Para realizar o empréstimo de livros é preciso ter a carteirinha da biblioteca. Ao realizar cadastro é necessário apresentar o CPF da criança ou do responsável, junto com comprovante de endereço (conta de luz, água ou telefone). A foto digital é feita na hora. A unidade é aberta também para receber visitas de escolas, em grupos. O agendamento deve ser feito previamente pelo telefone 3371-6500. ( SIMONI SARIS – Reportagem Local – página 2, caderno FOLHA CIDADES, terça-feira, 3 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário