quinta-feira, 26 de maio de 2016

DIA NACIONAL DA ADOÇÃO : POR UMA CULTURA ADOTIVA NA ESCOLA


   Estudos revelam a importância da relação escola-família no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, outros apontam para a diversidade de constituições familiares existentes, tais como, as famílias tradicionais (pais, mães, filhos biológicos), as monoparentais (mãe-filho pai –filho) , as reconstituídas (novas uniões após a separação), as constituídas por uniões homoafetivas, as constituídas por adoção, etc. Portanto, no trabalho com crianças e suas famílias convém que as escolas se ajustem às novas realidades para não incorrerem em situações preconceituosas, pautadas em ideias preconcebidas, no caso da adoção, sustentadas no mito dos laços de sangue, no preconceito contra a adoção tardia e por casais homoafetivos. 
   No que diz respeito à cultura da adoção no Brasil, temos progredido com a constituição dos Grupos de Apoio à Adoção, a publicação de livros sobre adoção para adultos e crianças, a pesquisa científica sobre adoção, a presença do tema na imprensa televisiva e impressa, etc. Entretanto, para muitas pessoas o tema adoção ainda é tido domo um tabu, um assunto proibido. 
   Consequentemente, pode-se dizer que as escolas ainda têm resistência, dificuldade em trabalhar temática com a comunidade escolar, isto é, a equipe pedagógica, os professores, os pais e responsáveis e os alunos. 
   No entanto, é preciso construir uma cultura adotiva na escola, criando espaços de discussão sobre a diversidade das famílias, dentre elas, a constituída por adoção. Mas como desenvolver a cultura da adoção na escola? Primeiramente, dando visibilidade à adoção no âmbito escolar, tratando o assunto com naturalidade; valendo-se das matérias veiculadas na mídia sobre adoção para abrir o debate, a pesquisa e a reflexão sobre as famílias adotivas e o direito das crianças de terem uma família.
   Uma das oportunidades para se trabalhar o tema na escola é a comemoração do Dia Nacional da Adoção. A data surgiu em 1996, no 1º Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, realizado nos dias 24 e 25 de maio como o Dia Nacional da Adoção. Em 2002, o projeto de lei foi sancionado pelo presidente da República. Desde então, a data é comemorada em todo o país pelos militantes da causa, para celebrar e refletir sobre a adoção de crianças e adolescentes no Brasil. 
   Na escola a data pode ser comemorada por meio de diferentes atividades, tais como, pesquisa sobre a adoção no Brasil, a confecção de um painel com imagens e informações sobre o tema, a exibição de um filme, de um documentário sobre adoção, a contação de uma história que tenha como foco a adoção, uma roda de conversa... Sendo estas, uma oportunidade para apresentar e refletir com os alunos sobre os diferentes tipos de família e o direito das crianças acolhidas de usufruir o direito assegurado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente à convivência familiar e comunitária ,no seio de uma família. 
   Enfim, são muitas as possibilidades capazes de propiciar aos adultos (professores, pais e responsáveis e funcionários) e às crianças na escola conhecimento sobre adoção , desmistificando ideias preconcebidas sobre o tema, contribuindo assim, para a construção de uma cultura adotiva, de respeito às diferentes constituições familiares, dentre elas , as famílias constituídas por adoção. ( GILMARA LUPION MORENO, docente do departamento de Educação da UEL, e membro do Grupo de Apoio à Adoção Trilhas do Afeto, página 2, ESPAÇO ABERTO, quarta-feira, 25 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares