O personagem beberrão, machista e debochado já ganha admiração além-fronteira
Cartunista Lucio Oliveira é convidado especial de Festival dedicado à arte da ilustração que começa amanhã em Beja
O cartunista apucaranense Lucio Oliveira, idealizador do famoso personagem Edibar da Silva, publicado em primeira mão diariamente na Folha de Londrina desde 2012, desembarca em Portugal para participar da 12ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (FIBDB), que começa amanhã e segue até o dia 12 de junho na cidade lusitana pertencente à região do Alentejo. Oliveira é um dos convidados estrangeiros especiais para o evento e, além de ser homenageado, terá uma sala inteira dedicada às tirinhas do personagem. Apenas outros dois artistas – portugueses – terão mesmo destaque com seus respectivos trabalhos.
Nesta edição, o Festival inaugura no Teatro Municipal Pax Julia, um núcleo principal onde se centrarão boa parte das exposições e da programação paralela. Durante o primeiro fim de semana o festival promoverá, também, várias apresentações de projetos, sessões de autógrafos, conversas, concertos desenhados, lançamento de livros, workshops e reunirá todos os autores representados nas 23 exposições patentes ao público. O visitantes poderão, ainda, conferir o Mercado do Livro ( a maior livraria do país durante este período) e uma zona comercial com várias tendas instaladas com a venda de action figures, arte original, jogos, pôsteres e ‘prints’.
O cartunista Lucio Oliveira será homenageado e terá ainda uma sala inteira dedicada às tirinhas do Edibar
O cartunista conta que dentre seus leitores e
fãs estão vários outros países, sobretudo de língua portuguesa, como os do continente africano. “Algumas vezes não entendem a piada, mas adoram o “jeitão” debochado do Edibar . Penso adaptar o personagem para histórias e jargões utilizados por lá.” Com o ingresso na rede social mais famosa, Edibar virou febre: já possui mais de 624 mil fãs em sua página oficial do Facebook. A página contabiliza uma média de 5 mil compartilhamentos a cada nova tirinha; algumas chegaram a ter mais de 20 mil compartilhamentos. “Esse cara tem um carisma que impressiona”, diz.
No ano passado, o livro “Edibar” – As Tiras mais Engraçadas do Boêmio mais Escroto dos Botecos” foi lançado pela conceituada editora HOM. Com cerca de 300 tiras reunidas – produzidas entre os anos 2013 e 2014 e algumas inéditas – o personagem beberrão, machista e debochado, juntamente com a esposa Edmunda , a sogra Dona Ana Conda, o amigo Zé Manguaça, o cachorro Gole e Dr. Paulo Sarado ficaram eternizados nas páginas do livro. Além da obra, Edibar possui uma série de outros produtos como canecas e camisetas. O beberrão mais popular do Brasil também ilustram cerca de dez outros jornais impressos espalhados pelo país. (MARIAN TRIGUEIROS – Reportagem Local, caderno FOLHA 2, sexta-feira, 27 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário