domingo, 29 de maio de 2016

POLÍTICA E INTOLERÂNCIA


   É cada vez mais preocupante o acirramento das manifestações nas ruas e nas redes sociais entre defensores da presidente afastada Dilma Rousseff e aqueles que querem o impeachment da petista. As agressões que partem dos dois lados desmascaram o mito de cordialidade do povo brasileiro, como mostra reportagem de hoje da Folha de Londrina. Quando o assunto é política, religião e futebol, o nível de intolerância do povo tende a subir. A situação ficou mais evidente a partir das eleições de 2014, com uma importante ajuda das redes sociais e seus comentário agressivos, provocando até briga entre familiares. No mundo corporativo, também há consequências para quem se expõe demais ou mostra ideias diferentes.
   Há uma tendência muito forte à intolerância e é preciso tomar cuidado porque, em muitos casos, as posições políticas viraram uma crença. O brasileiro mudou nos últimos três anos, desde as manifestações de junho de 2013, quando o povo foi às ruas exigindo mudanças. Mas o que restou do “Vem pra rua” e “O gigante acordou”? O combate à corrupção ainda é o tema comum, porém, a população de um país tão dividido se manifesta agora por cartazes e slogans muito mais agressivos. 
   É altamente positivo o fato do brasileiro ter começado a se interessar por política, mas o cidadão precisa perceber que se trata de um processo que caminha pelo debate das ideias. Discutir política de forma saudável é deixar o individualismo de lado e ouvir educadamente as opiniões divergentes. Na democracia não há lugar para intolerância. Se a sociedade não acordar para isso, continuará vendo aparecer as figuras autoritárias com ideias preconceituosas e tendência à radicalização. 
   Quando esse posicionamento chega às ruas, surgem os episódios de violência. Como esquecer do caso de uma dona de casa do Guarujá (SP) que, ao ser confundida com uma pedófila, foi linchada e morta por uma multidão enfurecida? Ou do professor de história de S. Paulo que, confundido com um ladrão, só conseguiu impedir o seu linchamento dando uma aula sobre Revolução Francesa aos agressores e policiais?
   A intolerância leva à violência. Impedir o crescimento desse clima de ódio passa pelo entendimento de que a patrulha ideológica não combina com as regras democráticas. No processo de mudança do Pais, o cidadão tem que contribuir com ideias e não com insultos. (FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com página 2, domingo, 29 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares