Quem esperava uma autêntica luta de boxe no debate eleitoral da Band, na última quinta-feira (9), teve que se conformar com uma espécie de Banheira do Gugu Com candidatos bem mais comportados do que se apresentaram no início da corrida eleitoral, o debate para esquentar os tambores, tendo em vista as eleições, foi uma ducha fria nos telespectadores, que não perdoaram: ali pelo segundo bloco, muita gente já criticava a performance dos candidatos nas redes sociais, sem exceção.
Álvaro Dias (Podemos) aproveitou a primeira pergunta para se apresentar e foi tolhido pelo mediador porque extrapolou o tempo. A tentativa de apresentação continuou em outros momentos, mas ele aproveitou para criticar a política econômica de Henrique Meirelles (MDB), que também está debutando na condição de presidenciável.
Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB) passaram a imagem de “veteranos das eleições”, mas se alfinetaram quando o assunto era, por exemplo, saúde pública e saneamento básico, temas que no vaivém de mandatos de vários presidentes continuam como feridas que expõem a condição precária do País.
Guilherme Boulos (PSOL) foi Boulos o tempo inteiro. O psolista ficou no papel cômodo de candidato que tem basicamente traços nas pesquisas eleitorais e, sem tentar cativar mais eleitores – preocupação da maioria comedida ali presente -, atirou-se na direção dos outros munido de temas complexos, como aborto e misoginia.
Ciro Gomes também parecia ter perdido a verve combativa e colocou-se menos agressivo do que costuma para atacar adversários estratégicos como Alckmin. Até Jair Bolsonaro (PSL), que chegou aos cerca de 17% de preferência nas pesquisas com performances quixotescas, no debate parecia uma neófito bem comportado, evitando, mais do que comprando, as brigas que lhe valeram a imagem de capitão das quedas de braço. O vácuo de sua presença no papel de provocador sobrou então para o cabo Daciolo (Patriota), o deputado bombeiro que, na Band, parecia querer incendiar a bancada, em vez de apagar o fogo.
Para maioria dos telespectadores, o debate transcorreu em clima morno. Ainda assim, na sexta-feira (10), foram computados mais de 600 mil visualizações do programa no YouTube. Muitas perguntas ficaram sem respostas. A dois passos das urnas, todos parecem pisar nos ovos. (FONTE: Página 2, coluna FOLHA OPINIÃO, 11 e 12 de agosto de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
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