terça-feira, 14 de junho de 2016

EU ESTUDARA O MAIS-QUE-PERFEITO


   Quando o assunto é verbo, os estudantes   brasileiros costumam não ter muita dificuldade na prática, já que utilizam verbos desde que aprenderam a falar. Aliás, toda criança, quando começa a falar, já vai, intuitivamente, percebendo a diferença entre os tempos ( “bebo” e “bebi”, por exemplo, e até mesmo entre verbos regulares e irregulares (ela aprende que “fazer” não fica “fazi , assim como “bebi” ou “comi”).
   Já na teoria, o nível de complexidade é maior. Saber o nome   de todos os tempos verbais é um ponto que depende de estudo e, algumas vezes, de “decoreba”. Com a conjugação completa não é diferente. Como vimos na semana passada, por exemplo, a conjugação de um verbo na segunda pessoa do plural (vós) pode ser um problema para muita gente. Podemos dizer o mesmo a respeito de alguns tempos verbais, menos utilizados que outros, e que podem, em alguns casos, causar confusão a respeito de sua conjugação ou uso. 
   Entre esses últimos casos, talvez o mais problemático seja o mais-que-perfeito do indicativo, pouco usado na língua falada do dia a dia, mas, por isso mesmo, frequentemente cobrado em vestibulares e concursos. Entretanto, trata-se de um tempo simples, que não deveria ser tão assustador assim. Vamos ver:
   Inicialmente, para que serve esse tempo? Bem, o pretérito mais-que-perfeito indica a ação concluída antes de outra ação ser concluída. ( por isso ele MAIS-que perfeito). Por exemplo: Se você telefonou para alguém às oito horas, mas a pessoa saiu de casa às sete, poderíamos dizer que quando você ligou, essa pessoa já SAÍRA de casa. Ou então você poderia , ao ler sobre este assunto aqui, dizer que já o ESTUDARA antes. 
   Agora você deve estar pensando que normalmente não fala assim. E é verdade. O pretérito mais-que-perfeito soa meio estranho às vezes simplesmente porque nós, brasileiros, costumamos ter preferência pela forma composta. Ou seja, em vez de dizer que ela SAÍRA ou que eu ESTUDARA, acabamos usar “TINHA SAÍDO” e “TINHA ESTUDADO” ou, de maneira mais formal “HAVIA SAÍDO” e “HAVIA ESTUDADO”. Percebeu como assim fica mais familiar? 
   Na prática, não há problema nenhum em usar essa forma composta em lugar da forma simples, mas é fundamental conhecê-la bem , pois não é exclusividade de vestibulares e outras provas. É comum encontrar esse tempo em qualquer tipo de texto mais formal, inclusive em jornalísticos, (tenho certeza de que, se você ler a edição de hoje da Folha de cabo a rabo, encontrará vários exemplos). 
   A conjugação em si é fácil, como você pode observar pelo exemplo abaixo, com o verbo estudar: 
   EU ESTUDARA
   TU ESTUDARAS
   ELE ESTUDARA
   NÓS ESTUDÁRAMOS
   VÓS ESTUDÁREIS
   ELES ESTUDARAM
   Tome cuidado: algumas pessoas confundem esse tempo verbal com outros, por falta de atenção ou por uma semelhança que realmente existe. Por exemplo, a terceira pessoa do plural ( ESTUDARAM) é idêntica à mesma pessoa do pretérito perfeito. Então, é necessário diferenciar os temos pelo contexto. Outra confusão que sempre observo é com o futuro do presente do indicativo, principalmente na segunda e terceira pessoas do singular (ESTUDARAS e ESTUDARA), mas aí já é uma dupla falta de atenção: com a grafia, já que no futuro estas formas têm acento (ESTUDARÁS e ESTUDARÁ) e com o próprio contexto, já que são tempos praticamente opostos (o passado mais remoto e o futuro).
   Na dúvida, consulte seu professor ou um bom dicionário. Ou envie um e-mail para nós.
   Até a próxima terça! ( FLAVIANO LOPES – Professor de Português e Espanhol. Encaminhe as suas dúvidas e sugestões para bemdito14@gmail.com página 5, caderno FOLHA 2, espaço coluna BEM DITO, terça-feira, 14 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares