segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR: UMA MUDANÇA CULTURAL QUE COMEÇA NA INFÂNCIA


Texto escrito por ANA PAULA WOLF TASCA DEL’ARCO, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, 11/2/2019, coluna ESPAÇO ABERTO, página 2 
   A saúde pública clama por ações que reduzam o avanço da epidemia da obesidade hoje vivenciada no Brasil. Ações que devem ser implementadas em todas as camadas da sociedade, desde a criação de políticas públicas focadas na reeducação alimentar das crianças e da população adulta, passando pelos acordos intersetoriais para a redução do teor de açúcar dos alimentos, chegando até à mesa dos consumidores, que devem se reeducar e não utilizar o “açúcar de mesa” de maneira indiscriminada.
   O consumo de açúcar está associado com a incidência de obesidade e de doenças crônicas não transmissíveis. No entanto, mais correto seria dizer que o consumo excessivo de açúcar está associado com diversos malefícios à saúde. Atualmente, a saúde da população está sendo impactada negativamente pelo consumo excessivo observado desde a infância. 
   O açúcar por si só não é vilão. O “açúcar de mesa” ou a sacarose é um carboidrato que fornece energia para o organismo, com apenas 4 calorias por grama. Assim como a frutose, que é o açúcar das frutas, e a lactose, que é o açúcar do leite, a sacarose é o açúcar que naturalmente ocorre na cana de açúcar e após sua extração e concentração é apresentada como um pó granulado branco. Dentro desse contexto, temos a frutose e a lactose ocorrendo naturalmente nas frutas e no leite, respectivamente, fornecendo o paladar doce a esses alimentos conforme a natureza determinou. Com a sacarose temos um cenário diferente: como foi extraída e concentrada a partir da cana de açúcar, a sacarose passa a ser o “açúcar de adição” ou o “açúcar de mesa”, utilizado de acordo com o paladar de quem está consumindo. Ou seja, o consumidor tem o poder de adoçar o café, o suco, as preparações culinárias de acordo com o seu paladar. E este pode se tornar um problema. 
   Por outro lado, o açúcar, o doce e o paladar doce fazem parte da alimentação, da cultura e da memória afetiva das pessoas. Essas memórias afetivas têm início na amamentação, quando o leite materno é o primeiro alimento consumido e tem paladar doce, assim como a maioria dos alimentos encontrados na natureza, como frutas, tubérculos e hortaliças. Desde cedo, as papilas gustativas do ser humano estão aptas ao paladar doce, sendo os demais aprimorados com o tempo. As memórias afetivas do paladar doce não se encerram com o fim da amamentação, estão presentes durante toda a vida. 
   Sendo assim, dentro de um hábito alimentar balanceado e equilibrado o açúcar, uma vez vilão, pode se tornar herói, quando uma memória afetiva é acionada por conta do paladar doce, trazendo conforto emocional, mediado por hormônios. 
   A redução nos testes de açúcar dos alimentos industrializados, por exemplo, não devem afetar drasticamente o paladar dos produtos, criando barreira ou recusa no consumo. A reeducação do paladar passar por um processo de adaptação, e as reduções nos teores de açúcar devem ser paulatinas, já que é pouco efetivo reduzir o teor de açúcar de um iogurte se em casa o consumidor pode adicionar o quanto quiser.
   Portanto, é necessário reeducar o paladar dos brasileiros para que a redução no consumo de açúcar seja de fato eficaz dentro do contexto de ações para o enfrentamento da obesidade. (FONTE: Texto escrito por ANA PAULA WOLF TASCA DEL’ARCO, nutricionista, pesquisadora e Mestre em Ciência dos Alimentos pela Unesp,  página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019). * Os artigos devem conter os dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. Os artigos publicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. E-mail; opinião@folhadelondrina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares