Participantes do grupo de ginástica fazem exercícios de alongamento, força, equilíbrio e coordenação motora |
Micaela Orikasa – Reportagem Local, caderno Folha Cidades, quarta-feira, 7 de fevereiro de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA
FEL oferece gratuitamente aulas de futsal, ginástica, caminhada e corrida, também serão abertas turmas para crianças
O ginásio de esportes Moringão, na área central de Londrina, abre as portas logo nas primeiras horas da manhã para receber crianças, jovens, adultos e idosos interessados em praticar exercícios. A cada dia da semana são diferentes atividades esportivas ofertadas gratuitamente. Este é um projeto que acontece há pelo menos dois anos em Londrina. “A ideia é fazer um trabalho de promoção da saúde e a única cobrança que existe é a frequência às aulas”, comenta Sandro dos Santos, assessor de esporte e eventos da FEL (Fundação de Esportes de Londrina). Para participar basta comparecer no horário das aulas e fazer a inscrição.
As aulas acontecem no ginásio do Moringão, mas algumas atividades também são realizadas ao ar livre, no Zerão, especialmente na modalidade de caminhada e corrida. São oferecidas atividades também nos centros esportivos localizados nos bairros.
No grupo de ginástica, além dos exercícios de alongamento, força, equilíbrio e coordenação motora, os alunos também têm prática de dança as quintas-feiras. A turma atualmente é composta por 50 alunos, especialmente idosos. Castorina de Jesus Ferreira, 67, está no grupo desde o início. Hoje, dois anos depois, ela se orgulha em dizer que recebe elogios nas consultas médicas. “Meus exames estão ótimos porque minha saúde está em dia. Sinto que ganhei mais força e agilidade nas pernas, o corpo está mais leve e tenho mais disposição para os afazeres de casa”, comenta.
O mesmo entusiasmo é revelado pela operadora de caixa, Danielle Agria de Campos Nogueira, 49. “Passei por momentos ruins e estava desanimada. Quando comecei a frequentar as aulas, há pouco mais de um ano, passei por uma transformação física e emocional. Adorei um novo estilo de vida e foi o melhor negócio que fiz, pois além da saúde para o corpo descobri que esses encontros são uma ótima maneira de fazer amizades”, afirma.
Incentivado pela irmã, Alexandre Tanaka, 46, também tomou gosto pela atividade. “Não falto em nenhuma aula. Me faz tão bem que passei a frequentar o grupo de corrida também”, diz.
Todo mundo sai ganhando, até a estagiária Evelyn Atamanczuk de Lima. “É uma forma de um transportar todo o aprendizado em sala de aula para a prática. É uma experiência única”, comenta a estudante do 3º ano de educação física. Ela ministra as aulas de ginástica e os grupos de caminhada e corrida, e observa que a maior parte dos alunos busca as atividades por causa do sobrepeso ou pelo interesse em melhorar o condicionamento cardiorrespiratório. “Há ainda o atrativo do convívio social, pois a maioria são idosos”, aponta.
Ao todo, 23 estagiários participam do programa. Eles são supervalorizados pelos professores de educação física do município. “Na segunda-feira (4), abrimos um processo seletivo para contratar mais 13 profissionais. A ideia é ampliar esse trabaho ao longo do ano, com novas turmas ou modalidades”, explica Santos. O processo seletivo simplificado citado por ele é para o programa de estágio não obrigatório remunerado. Na área de educação física, o teste é para formação de cadastro reserva.
SERVIÇO: Mais informações sobre as atividades pelo telefone (43) 3372-9191.
ABERTAS INSCRIÇÕES PARA FUNCIONAL KIDS
Pensando no público infantil, a FEL (Fundação de Esportes de Londrina) oferta mais duas modalidades de atividades físicas. A partir de terça-feira (12) começam as aulas de funcional kids e jazz infantil, no segundo andar do ginásio de esportes Moringão.
No funcional kids, os alunos serão estimulados com exercícios localizados e aeróbicos, visando a correção postural, coordenação motora, flexibilidade, lateralidade e equilíbrio. A atividade é direcionada para meninos e meninas entre 10 e 14 anos.
A mesma faixa etária é exigida para aqueles que querem participar da turma de jazz. De acordo com o assessor de esportes e eventos da FEL, Sandro dos Santos, uma sala foi adaptada com espelhos e piso próprio para dança.
Outra atividade é o futsal, já que é ofertado desde setembro de 2018. uma das modalidades, segundo Santos, que mais atraem as crianças. As turmas são compostas por 20 alunos entre 6 e 14 anos.
Os interessados devem comparecer no horário das aulas, acompanhados por um responsável para o preenchimento da ficha de inscrição e termo de autorização. (M.O.).
SERVIÇO
Mais informações sobre as atividades pelo telefone (43) 3372-9191. (FONTE: MICAELA ORIKASA, Reportagem Local, caderno Folha Cidades, quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019. Publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário