Brasileiros de todas as regiões do País devem sair às ruas hoje para protestar contra o escândalo de corrupção protagonizado pelo atual governo federal. As manifestações populares já estavam marcadas desde o ano passado, mas é inegável que ganharam fôlego novo depois da condução coercitiva cumprida pela Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do seu pedido de prisão protocolado pelo Ministério Público de São Paulo. Ao contrário do que os petistas queriam provocar, as declarações foram mais para apoiar a ação da PF do que de solidariedade ao ex-presidente.
No entanto, o que está em jogo hoje, além da permanência do atual governo, é a retomada da esperança na vida das pessoas. Todos sabem das dificuldades que um governo provisório teria ao assumir o País na atual conjuntura, mas pelo menos muda-se o ambiente, cria-se um cenário mais positivo. O que não pode continuar a ocorrer é que a população engula um governo com todos esses desmandos e histórico de corrupção.
É fato que o pagamento de propina, enriquecimento ilícito e obtenção de vantagens pessoais em troca de favores não foram invencionices do PT. No entanto, esse partido que comanda o País por mais de 14 anos, articulou e tem protagonizado um dos maiores escândalos de corrupção do mundo. Bilhões foram desviados e, de quebra, a credibilidade do Brasil foi pelo ralo. Financiar um projeto de poder é apenas uma das acusações mais brandas a serem discutidas. A campanha da presidente Dilma Rousseff teria recebido recursos ilícitos, como afirmam depoimentos prestados em delação premiada, fato que ela ainda nega.
No entanto, é importante que a sociedade tenha em mente que a presidente não tem amparo legal, moral, jurídico, político e econômico para continuar a ocupar o cargo máximo do País. A população tem o direito legítimo de protestar e deve usar isso para fazer valer seus direitos. Não se pode continuar engolindo tantos desmandos, pessoas que desejam apenas dilapidar o patrimônio público, mas que continuam se julgando acima do bem e do mal. O Brasil tem que ser maior do que tudo isso e merece ser melhor tratado. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, domingo 13 de março de 2016. Publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário