quinta-feira, 10 de março de 2016

EU SOBREVIVI AO PT


         A "Conversão de São Paulo " (1601), de          Michelangelo da Caravaggio

   Nos últimos 30 anos, a tragédia brasileira pode ser resumida em duas letrinhas: PT. Eu estive no PT e sobrevivi a ele. Espero que o Brasil também sobreviva. 
   Pouco tempo atrás, disse um querido amigo da universidade: “Paulo, nós somos sobreviventes”. Hoje meu amigo é um profissional realizado e um pai de família amoroso, mas há 20 anos eu e ele éramos seres revoltados contra a estrutura da realidade e mergulhados na angústia. Sobrevivemos para contar a história – e é isso que tentamos fazer todos os dias, com nosso trabalho e nossa vida familiar. 
   Nós sobrevivemos à mentira política e à mentalidade revolucionária. Votamos no PT e fizemos campanha com estrelinha no peito. Até descobrir o grande golpe em que estávamos envolvidos, colaboramos para reforçar o mito de que petistas são seres inimputáveis, farsa que até hoje pessoas da minha geração levam a sério.
   Filhos da ditadura, nós sobrevivemos a uma visão distorcida dos valores de liberdade fraternidade e igualdade. Acreditávamos que a liberdade era uma licença irrestrita até mesmo para a autodestruição: que a fraternidade era defender um ideal coletivo e desconsiderar os indivíduos; que a igualdade não era de oportunidades, mas de resultados. Enfim, nós acreditávamos em Revolução Francesa; e isso nada mais é do que acreditar na guilhotina. 
   Sobrevivemos ao hedonismo e à convicção de que nada poderia nos aniquilar. Com isso, mergulhamos fundo no lamaçal do vício e da degeneração psicológica. Até hoje, quando vejo viciados e bêbados caídos na rua, penso que esse poderia ter sido o nosso destino. Personagens suicidas e desesperados eram nosso modelo de conduta. 
   Por nos julgarmos livres e especiais, ferimos sem dó muitas pessoas que se colocaram em nosso caminho. A elas eu peço perdão até hoje, mais de 20 anos depois. O estrago que um só egoísta pode causar em volta é incalculável. E pior: é possível agir com total egoísmo acreditando-se muito solidário, sensível e honesto. 
   Sobrevivemos, enfim, a um dos piores tipos de fanatismo religioso: o fanatismo ateu. Enxergávamos o mundo com uma estrutura impessoal e o indivíduo humano como uma máquina desprovida de alma. A verdade, para grande parte da minha geração, era um conceito relativo. Isso nos afastou das grandes tradições religiosas e culturais, guardiãs dos valores que mantém viva a civilização. 
   Na condição de sobrevivente, vejo, com muita preocupação, que a sociedade brasileira percorre hoje o caminho que quase nos levou à morte. Setenta mil assassinatos por ano, instituições aparelhadas, economia destruída, sistema de educação falido, saúde caótica, desemprego em massa, tráfico de drogas, aborto e ideologia de gênero: temos todos os elementos de um país dominado pelo Mal. Tudo aquilo que quase destruiu tanta gente da mina geração hoje está acabando com o país inteiro. Só Deus pode nos salvar: mas Ele precisa de nossa colaboração. (FONTE: Fale com o colunista: avenidaparaa@folhadelondrina.com.br página 3, caderno FOLHA CIDADES, coluna AVENIDA PARANÁ – por Paulo Briguet, quinta-feira, 10 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares