quarta-feira, 30 de março de 2016

FIM DO MUNDO


   Minha mãe quando era pequena tinha o maior medo do fim do mundo. 
   Eram os anos da Segunda Guerra Mundial e ela morava no sítio. Devia ter uns oito ou nove anos de idade.
   Meu avô materno era um desses sitiantes que tinham vindo desbravar o norte do Paraná. Moravam na região de Londrina, num pequeno sítio, desses que a Cia de Terras Norte do Paraná loteava para pequenos agricultores. 
   Com a guerra em curso qualquer notícia era novidade. Principalmente quando eram convocados os brasileiros. Os pais viviam com o coração na mão com medo que os filhos fossem chamados pelo governo para lutar na Europa. Os jornais demoravam para vir e todo mundo queria saber o que estava acontecendo. Rádio era raridade, e pra gente bem de vida.
   Chegava lá no sítio um compadre de meu avô fazendo o maior estardalhaço:
   - É o fim do mundo, Juliano. É a guerra. 
   Minha mãe corria de medo na saia de minha avó. 
   E o compadre trazia debaixo do braço um jornal já atrasado com as últimas notícias da Europa em guerra. 
   - Que barbaridade!
   E lá iam os comentários. A coisa descambava para o lado do armagedom e o fim do mundo. As profecias se realizando e até Nostradamus entrava no meio da conversa. 
   - É o fim do mundo, Juliano.
   Quando o compadre ia embora meu avô dizia rindo:
   - Esse compadre... o mundo acaba pra quem morre.
   E voltava aos seus afazeres depois da nobre visita. 
   Minha mãe com o coração batendo a mil por hora saía da saia de minha avó e ia se certificar se o homem havia mesmo ido embora. 
   Hoje minha mãe diz pra mim:
   - Eu tinha pavor só de ver aquele homem chegando. Já sabia o que ele ia dizer: É o fim do mundo, Juliano”. E vinha com o jornal debaixo do braço trazendo com satisfação as últimas notícias ultramarinas de seu armagedom particular.
 Era o fim do mundo mesmo. ( DAILTON MARTINS, comerciante em Londrina, página 3, caderno FOLHA 2, espaço CRÔNICA, quarta-feira, 30 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares