sábado, 19 de março de 2016

O SÍTIO DO PAPAI



   Somos dez irmãos, Nascemos e moramos em Sertaneja nas décadas de 1950 e 1960. Meu pai tinha um sítio a três quilômetros da cidade, beirando o Rio Congohas, indo para Rancho Alegre. Estrada de terra: barro nos dias chuvosos e poeira no tempo seco. 
   Duas carreiras de altas paineiras formavam a entrada do nosso sítio, que começava na estrada e terminava na casa onde moravam minha avó e meus tios. A casa tinha um alpendre, como uma área, com alguns vãos de flores na parede e, ao redor, variedade de flores plantadas por minha avó e tias em canteiros não muito organizados, mas que formavam um bonito colorido. 
   No sítio tinha uma lavoura de café, pomar, plantava-se milho, algodão, mandioca e tudo que se precisava para sobreviver. Minha avó engordava porco, tinha sua hortinha e criava galinhas. Não havia energia elétrica, era lamparina e querosene. 
   De vez em quando, nós, os mais velhos, passávamos o final de semana lá. Era muito divertido. Na volta para a cidade, a vovó sabia os horários da “jardineira” e ficávamos na estrada do sítio, aguardando. Não me lembro, era criança, não sei se pagávamos passagem, mas a minha avó sempre dava galinhas e verduras para o motorista e ele nos deixava em frente a nossa casa, que era o caminho dele. 
   Quando era colheita de algodão, íamos “ajudar”. O Papai reservava para nós pés perto da casa, ao lado do terreirão de café. A hora mais gostosa era quando a vovó levava bolinho de chuva, bolo, pão e cafezinho “ralo e doce de vó” para nós, um verdadeiro piquenique. Eram dias inesquecíveis. 
   Mais tarde, o papai trouxe sua mãe e seus irmãos para a cidade e tudo mudou.
   De vez em quando, vamos a Sertaneja visitar os parentes e amigos e, por curiosidade, certo dia, voltamos lá no sítio. Só havia as palmeiras, ruínas do terreirão de café, nada da casa do nosso sítio. Tudo abandonado, sem vida, sem alegria e sem o colorido das flores da minha avó. ( IDIMÉIA DE CASTRO, leitora da FOLHA, página 2, espaço DEDO DE PROSA, FOLHA RURAL, sábado, 19 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares