terça-feira, 1 de março de 2016

A NOITE EM QUE MEU PAI NASCEU DE NOVO




   “Necessário vos é nascer de novo”, diz Jesus a Nicodemos, sábio do Templo que foi procurá-lo durante a noite, Era noite quando meu pai saiu da última sessão de quimioterapia, na clínica que fica às margens do Igapó, e decidiu dar duas voltas em torno do lago antes de ir para casa. Eu estava ao seu lado e caminhávamos silenciosamente. Também devia ser noite quando Paulo, então com 19 anos, saiu do trabalho e decidiu passar na sede de um cursinho pré-vestibular em São Paulo. Paulo estava com fome, mas só tinha dinheiro para uma média, além dos 45 cruzeiros para a matrícula. Mesmo com a barriga roncando e debaixo de garoa, foi caminhando até a sede do cursinho. 
   O diretor do cursinho chamava-se Dr. Tomás. Paulo esperou por 45 minutos até ser atendido. Quando finalmente entrou na sala, sentiu o perfume de Dr. Tomás, perfume caro. Os óculos de lentes grossas não permitiam ver as pupilas do diretor, tinha as unhas bem tratadas e um nó da gravata incomum. Na parede um quadro mostrava uma cena das antigas fazendas de café . O diretor cruzou as mãos sobre o tampo da mesa de vidro:
   - O que você deseja, meu jovem?
   De forma resumida, Paulo expôs ao diretor o seu caso. Tinha vindo recentemente de uma pequena cidade do interior, Mirandópolis, e conseguira um emprego temporário de office-boy. Morava numa pensão no Brás. Seu objetivo era estudar à noite e prestar o vestibular para a Faculdade de Direito do Largo São Francisco. 
   O diretor escutou pacientemente o relato. Ao final, sorriu:
   - Meu jovem, vou ser franco e direto, para não perder o seu tempo nem o meu. Você não tem mínima chance de passar na São Francisco    -  Procure outro objetivo na vida.
Paulo ficou silencioso por uns instantes – o tempo necessário para seu estômago roncar com muita força. Tomás ouviu o ruído da fome, sabia o que era aquilo, mas preferiu ignorar. Paulo se levantou e disse: 
   - Entendo, Dr. Tomás. Mesmo assim eu gostaria de levar os livros para estudar sozinho na pensão. 
   - Pode falar com minha secretária. São 45 cruzeiros. Mas devo alertar que o sr. está desperdiçando dinheiro.
   Penso no desamparo de meu pai naquela noite, caminhando do centro de São Paulo até sua pensão no Brás, com os pesados livros do cursinho. Durante o percurso, algumas lembranças lhe vieram à mente. O destino de Jair, jogador de basquete que morreu eletrocutado ao encostar-se num poste depois de uma partida. As noites alcoólicas de Álvares de Azevedo na antiga São Paulo. O pai, que morrera de desgosto, após atropelar um jovem que ficou paraplégico.
   Ao entrar no quarto da pensão, olhou para o livro de Somersete Maugham que estava em sua cabeceira e, por um momento, leu “Solidão Humana” em vez de “Servidão Humana”. 
   Paulo estudou sozinho todas as noites e foi aprovado no vestibular da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Voltou para dar notícia ao Dr. Tomás. Necessário nos é nascer de novo. (Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrina.com.br espaço coluna AVENIDA PARANÁ por PAULO BRIGUET, página 3, caderno Folhas Cidades, terça-feira, 1 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares