quinta-feira, 10 de março de 2016

DOMINGO 13, A INDIGNAÇÃO NA RUA


   O cidadão brasileiro precisa acreditar que a sua força de transformação vai muito além do gesto de confirmar o voto de uma urna eletrônica.
   O cidadão brasileiro precisa acreditar que é capaz de fazer valer a vontade da maioria durante qualquer governo. Para isso, é preciso se unir a todos os outros que também não costumam fugir da luta. 
   O cidadão brasileiro precisa acreditar que uma multidão na rua, com convicções comuns, é o acontecimento que mais amedronta o político desonesto e incompetente.
   Cada grito, cada faixa, cada cartaz, cada passo em sincronia, fazem o mau político – aquele que desafia cinicamente o rigor da lei – lembrar que ali está seu maior adversário, a indignação popular. 
   Desta vez, a data escolhida para uma série de manifestações País afora não poderia ser mais sugestiva: 13. 
   O mesmo número eleitoral do partido que comanda o governo há 13 anos, com sucessivos escândalos, desde a compra de apoio parlamentar – o famigerado Mensalão, passando por financiamentos suspeitos nas campanhas eleitorais, e chegando à instalação de um grupo criminoso no coração da Petrobras, antes uma empresa pública muito respeitada e que hoje se desdobra para recuperar as finanças e a credibilidade perdidas.
   Domingo é 13, como 13 é o número do ex-presidente Lula, acuado diante de tantas evidências de tráfico de influência, crítico dos propósitos e dos esforços da Operação Lava Jato, uma investigação ímpar na história da República. 
   Há mais motivos para agirmos. À desilusão causada por uma gestão corrupta, soma-se o desapontamento com todas as chagas criadas pela ineficiência da política econômica: a recessão, a inflação, o desemprego e a elevação de impostos. 
   É fácil entender os motivos que levam quase dois terços dos brasileiros a classificar o governo de Dilma Rousseff como ruim ou péssimo, segundo a última pesquisa Datafolha, publicada recentemente.
   Se a maioria colocou o PT no governo, hoje quase a totalidade da população já percebeu que o partido tem um único objetivo: perpetuar-se no poder e nele misturar os próprios interesses com o interesse público. 
   O 13 do próximo domingo não tem a tecla confirma. Nas ruas, o povo vai pressionar um grande “Não” contra esta forma de governar, exigindo o aprofundamento de todas as investigações e a punição dos envolvidos, inclusive dos mais poderosos. 
   Nós, os londrinenses, somos um exemplo de como uma mobilização popular, com o envolvimento decisivo da sociedade civil, é eficiente para controlar o comportamento dos governantes. 
   Menos de 20 anos atrás nos erguemos contra a corrupção, resistimos, avançamos e derrotamos os inimigos do povo. Se hoje a cidade vive uma calmaria neste aspecto é porque a população é vista como forte e vigilante por quem a governa. 
   Daquela experiência surgiu a necessidade de se implantar na cidade um órgão de fiscalização permanente. Hoje o Observatório de Gestão Pública tem comprovada eficácia no desafio de controlar as contas municipais. Eis um legado que saiu das ruas para servir às futuras gerações. Portanto, Londrina avisa: o mesmo processo deve e pode se repetir no Brasil. Se você acha que está tudo bem e não há nada a fazer, fique em casa. Nossa democracia permite pontos de vista divergentes. 
   Mas se você é um cidadão que está preocupado com os rumos do País, a marcha contra a corrupção é o seu lugar no domingo. É como ir à urna para dar outro recado. Nada secreto, bem barulhento, para todo mundo ouvir. Nossa democracia precisa disso mais do que nunca. Não hesitemos. (VALTER LUIZ ORSI, presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 10 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares