domingo, 13 de março de 2016

PRISÃO NÃO BASTA PARA CORRUPTOS E CORRUPTORES


   As notícias de corrupção por parte de agente políticos e públicos em conluios com empresas e empresários não deixam as manchetes há algum tempo.  Não há mais quem se escandalize com desvios de dinheiro ou enriquecimento ilícito na administração pública. As pessoas estão céticas quanto às punições. As condenações, quando existem, demoram décadas e nunca são proporcionais aos danos cometidos, até porque não se podem medir os males que a corrupção deixa no seio social. Empresas e empresários corruptores continuam as atividades com tranquilidade, embora já haja vários funcionários de alto escalão de empresas, presos e respondendo por corrupção. 
   Se raramente vemos alguma punição aos engravatados saqueadores do Estado e da sociedade, é lugar comum encontrá-los em cargos públicos até mais alto depois de envolvidos em falcatruas. Mesmo comprovadas ilicitudes, eles sempre voltam, carregados por amigos no poder. A cumplicidade é a síntese política dos malfeitores. Alimentam-se do poder num comensalismo inebriante. Como é prazeroso estar cercado de lacaios dispostos a qualquer coisa por migalhas do poder. É nossa cultura do compadrio na administração pública. 
   Uma possível receita para dedetizar essas pragas do serviço público seria ir além de punir com prisão. Prisão é o de menos. É preciso buscar o ressarcimento dos cofres públicos; mapear os corruptores e suas empresas e evitá-las no serviço público. Empresas com práticas corruptas, infelizmente, são as que têm mais chances de ganhar licitações, como temos visto. Empresas honestas mas que não possuem padrinhos nos governos, dificilmente conseguem contratos públicos. Quanto aos corruptos (comprovadamente), o mais importante é bani-los por completo da vida pública. Não permitir que ocupem qualquer cargo, seja eletivo, comissionado ou concursado. Que se mude a Constituição Federal, se necessário for, pois o bom coletivo deve ser preservado e buscado pelos princípios constitucionais. O fim de foro privilegiado e qualquer regalia que não tenha justificativa com fim de garantir o bem coletivo também precisa ser bem discutido. No Judiciário, Legislativo e Executivo. 
   Servidores públicos precisam compreender a importância e a essência de seu trabalho. A sociedade espera (e paga) por serviços de qualidade e com responsabilidade de todo e qualquer funcionário público, seja político ou não. Todas as pequenas corrupções, como não cumprir o horário de trabalho por exemplo, entram no escopo da corrupção. O Estado cada vez mais tem o orçamento comprometido com sua folha de pagamento, também por isso a corrupção tem que ser detectada e abolida. A racionalidade deve ser busca constante e os cargos em comissão, diga-se “apaniguados políticos” (muitas vezes sem competência alguma), devem ser reduzidos ao máximo. A falta de ética não pode ser aceita. Assim, como os direitos, os deveres precisam ser claros e respeitados. Não pode mais haver espaço para a cultura do compadrio e do nepotismo, responsáveis pela degeneração moral e ética do Estado. Os desvios da finalidade do dinheiro público precisam ser combatidos incessantemente. 
   Entendemos que não se pode mudar uma cultura de séculos, igualmente, necessitamos enfrentar os desafios de frente, ou o Estado não servirá nunca a seu propósito de promover e zelar pelo bem da sociedade e não de grupos com interesses mesquinhos e individuais. Administrar não é fácil, sobretudo no setor público. Aqueles que se propõem como candidatos precisam ir muito além da política partidária, é preciso ter princípios sólidos e compreender os anseios e as necessidades de diversos grupos e fazer, na medida do possível e do bem comum, a mediação equilibrada para uma justiça social adequada. Enquanto sonhamos com esta utopia podemos fazer o mínimo, cobrando dos políticos e servidores públicos e acompanhando seu trabalho, porque a responsabilidade também é nossa. ( FONTE: WILSON FRANCISCO MOREIRA, sociólogo e agente penitenciário em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, domingo, 13 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares