sábado, 12 de março de 2016

SOBRE LULA TER RAZÃO


   Você pode detestar a pessoa do Lula, no entanto, é obrigado a dar mão à palmatória: não existe na história deste país um homem que sabe valer-se da retórica e da oratória para fins próprios como ele. Você pode sentir verdadeira ojeriza pelo velho barbudo mas é inegável que o sujeito entende exatamente como brincar com as palavras e suas significações a seu bel-prazer.
   Prova das virtudes acima elencadas do ex-presidente foi o mesmo dizer, após prestar depoimento à Lava Jato, a seguinte frase: “A partir de agora, se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. E, se me deixarem solto, viro presidente de novo!”. Tal afirmação gerou blasfêmias e louvores de uma nação dicotômica: (Isso até me faz lembrar um ex-prefeito londrinense, que após sua prisão, fortaleceu-se tanto como mito e herói a ponto de vencer as eleições municipais anos mais tarde, impedido de assumir apenas por intervenção judicial. 
   O interessante, porém, é notar que o líder do PT sabe usar tudo ao seu redor em seu favor como se fosse inatingível. Sabe aquela expressão: tire o bem do mal”? O ex-metalúrgico vale-se ela como lema de vida! Afirmar uma coisa dessa após vários delatores citarem-no como sabedor ( e beneficiário!) de propinas, depois de extensa investigação em andamento contra ele (e que não é de hoje, vide o mensalão em seu primeiro mandato) não é coisa de gente néscia, muito menos de alguém que acredita piamente em sua inocência por saber-se injustamente perseguido, mas sim, de quem é muito sagaz e extremamente esperto. 
   E sabe o que é mais curioso? É entender que o presidente não mente em sua afirmação. Em um país como o Brasil, cujos cidadãos enxergam a política com um quê romântico; que torce pelos políticos como como a um atleta olímpico; que enaltecem aquele 1% de sinceridade contra os 99 de mau-caratismo, é perfeitamente cabível e honesto o que o Lula diz. Porque, para uma boa (e nada pequena) parcela de brasileiros, o ex-sindicalista já é herói, mártir e presidente desde sempre e para todo o sempre. 
   É desonesto dizer que não houve nenhum benefício na era Lula. Seria uma negação do óbvio. O Brasil vinha de um processo de mudança e o petista soube aproveitar o ensejo. No entanto, necessitado de um mito, de um ser fabuloso, praticamente um semideus a quem se assujeitar, boa parcela dos brasileiros elegeu Lula como um messias por quem todos esperavam, e ele, melhor que ninguém, soube encenar tal papel com um brilhantismo ímpar, sem nunca ter se desfeito de tal personagem. 
   Mesmo que a razão grite em nós um chamado à consciência sobre a importância de nosso papel político, que nem de longe é levantar deuses, tem razão Erasmo de Roterdã em seu “Elogio da Loucura”: “ A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender ser sensato num mundo de doidos”. Lula entendeu (aplicou e aplica) esse aforismo como ninguém. ( FONTE: EVELYN MAYER, mestranda em Estudo da Linguagem e professora de Língua Portuguesa em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, sábado, 12 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares