Canja de galinha: deliciosa e com poder restaurador |
Sou de um tempo em que dizer que alguma tarefa seria “uma canja”, significava que aquilo era muito fácil.
O coro da torcida muitas vezes dizia :”É canja de galinha, arranja outro time pra jogar na nossa linha”.
Vamos trazer então esta canja para o seu verdadeiro significado: um bom prato composto de alimentos muito saborosos, que pode ser feito rapidamente, sendo restaurador, saboroso e barato.
Meu avô Álvaro, pai da minha mãe, homem de muita prudência, desprendimentos e muitos ditados, adorava um boa canja.
Alimento saudável para uma noite tranquila.
O grande segredo estava em retirar dos ingredientes o máximo de sabor, fazendo um caldo muito saboroso para o arroz absorver crescendo até quebrar de cozido, facilitando a digestão.
Tudo deve ser muito bem refogado fazendo suar sua essência na panela, mas sem sapecar nada para evitar pontinhos tostados no caldo.
Então a água entra no preparo e cozinha tudo muito bem fazenda a carne se soltar dos ossos.
Sabedoria culinária, herança bendita da minha avó para a minha mãe que, com a generosidade das grandes cozinheiras, nos serviam esta refeição deliciosa nas mais diversas ocasiões.
Uma tarde muito fria, um resfriado, uma visita surpresa, ou simplesmente o paladar saudoso, salivando, como fica até hoje: vontade de tomar uma boa canja de galinha.
CANJA
(Tempo de preparo: 1h/Serve 6
INGREDIENTES
1 frango cozido nas juntas; 1 colher de sopa de banha de porco; 1 cenoura em cubinhos; 1 cebola em cubinhos; 2 batatas em cubinhos; 1 tomate em cubinhos; 1 dente de alho picado; 300g de arroz; 2 folhas de louro; 1 limão; Azeite, sal e pimenta.
MODO DE PREPARO
Limpe o frango retirando todos os resquícios de pena. Esfregue o limão no frango e deixe marinar por meia hora; Lave o frango e tempere com pouco sal e pouca pimenta; Derreta a banha de porco e refogue o frango até dourar levemente; Adicione a cebola, o tomate e o alho; Refogue novamente até que os ingredientes estejam murchos, mexendo sempre para não queimar. Adicione 200 ml de água e aguarde secar. Junte o arroz e a batata e mexa bem. Adicione 2 litros de água e cozinhe até o arroz começar a quebrar; Sirva com salsinha picada. (FONTE: Coluna
LEMBRANÇAS COM ÁGUA NA BOCA – por
CHEF TAICO, caderno FOLHA 2, página COZINHA & SABOR, sexta-feira, 23 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário