Russian State Ballet: trechos de "Lago dos Cisnes", "Quebra Nozes", "A Bela Adormecikda" e "Dom Quixote" no repertório |
Russian State Ballet se apresenta em Londrina pela primeira vez com um repertório de clássicos
Após se apresentar nos grandes centros culturais do Brasil, durante a turnê de 2016, a companhia Russian State Ballet chega pela primeira vez a Londrina. Reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo, o grupo sobe ao palco do Teatro Marista com o espetáculo “Estrelas do Ballet da Rússia”, no domingo (18), às 20h. A atração reúne, em apenas uma apresentação grandes clássicos da história do balé como “Lago dos Cisnes” , “Quebra Nozes”, “A Bela Adormecida” e “Dom Quixote”.
Conciliando tradição e inovação, a companhia mostra que as dificuldades dessa arte superam o físico – afinal, fazer pliês e botar os pés em meia-ponta numa apertada sapatilha não são tarefas para qualquer um. Adicionar toques de modernidade ao clássico, sem que a essência se perca no meio do caminho, é um desafio. “É um processo complexo. Temos que pensar, ao mesmo tempo, em questões diferentes, como financiamento, seleção dos artistas, onde estudar e ensaiar, preparação do figurino dos técnicos, Assim como a vida, os problemas são resolvidos um de cada vez. Devemos trabalhar sem descanso para manter o nível alcançado e superá-lo, na medida do possível”, conta o coreógrafo do Bolshoi – a mais renomada companhia russa – e diretor da Russian State Ballet, Viatcheslav Gordeev.
Representante dessa união entre o clássico e o moderno, o Russian State Ballet surgiu do sonho de Irina Tichomirova, primeira balarina do Bolshoi e diretora da Sociedade Filarmônica de Moscou, em 1970. De lá para cá, astros dos principais grupos russos, como o Kiros, Stanislavski e o Bolshoi, uniram-se à equipe. No total, são mais de 100 profissionais envolvidos na companhia, que já passou por outros 18 países e foi aplaudida por mais de cinco milhões de pessoas ao redor do mundo, sempre encantando a todos com belas apresentações. Os 20 solistas da companhia são os responsáveis pelo encontro entre o erudito e o moderno. Todos sabemos que o artista que recebe treinamento somente em dança contemporânea não pode bailar os clássicos. Quem é preparado em dança clássica pode assimilar qualquer outro tipo de linguagem. É muito útil que o bailarino se expresse de uma forma a outra”, explica Gordeev.
Com essa tradição em mente, aliada à intenção de popularizar o balé clássico em todo o Brasil , as turnês da Russian State Ballet são realizadas por aqui desde 2013. O projeto nasceu de uma parceria entre o produtor Augusto Stevanovich com apoio do Ministério da Cultura da Rússia: da Câmara Brasil/Rússia de Comércio, Indústria e Turismo e da Embaixada e Consulado da Rússia no Brasil, além de teatros e casas de espetáculos espalhados pelo país.
SERVIÇO
Estrelas do Ballet da Rússia
Data: Domingo (18)
Horário: 20h
Local: Teatro Marista (Rua Cristiano Machado, 240)
Valores: R$ 205 (inteira) / R$ 105 (meia-entrada)
Pontos de Venda: Online através do www.okingressos.ombr
Bilheteria do Marista Londrina (Rua Cristiano Machado, 240)
Ótica Visolux (Rua Senador Souza Naves, 364)
Maison Royale Escola de Ballet e Artes (Rua José do Alencar, 46). (FONTE: DANIELI SOUZA – Reportagem Local, caderno FOLHA 2, 17 e 18 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário