O mais difícil era ficar sentindo o cheiro.
O tempo custa a passar, vai bem devagarinho enquanto o ar inebriante passa pelas narinas fazendo a boca salivar.
Duas horas antes o milho chegou da roça.
“Tá no ponto de fazer bolo de milho!”
Vamos então aos apetrechos: bacia esmaltada de branco, um ralo grande feito em casa de alumínio todo furado com prego, assadeira e lenha para o fogão.
A mão é firme, num vai e vem constante transforma os grãos em um creme grosso que fica ainda mais amarelado ai cair na bacia.
Uma, duas, muitas espigas, a família é grande e o prato apetitoso além de que não é sempre que se tem milho no ponto.
A molecada começa a se alvoroçar observando a mistura de ovos, leite, manteiga e açúcar sendo batida vigorosamente e já liberando os primeiros bouquets. Uma menina já mais crescida ajuda untando a forma e em seguida puxando a massa com um colher e distribuindo pela assadeira. Então , o queijo é desembrulhado de um pano fino e branco e fatiado finalmente, as fatias cobrem a massa que vai direto ao forno que já estala de calor.
“Podem ir brincar, quando estiver pronto eu chamo”.
A correria que distrai é a mesma que aumenta o apetite. “Tá pronto venham comer”. Uma dezena de crianças e adolescentes se espremem na pia para lavar as mãos e o rosto suado, enquanto na mesa os pedaços estão cortados em grande fartura. Ao fim da oração, grandes mordidas recebem o queijo tostado contrastando com a doçura e o sabor do milho.
Tão simples e tão bom.
Veja mais utilizando o aplicativo capaz de ler QR Code
posicionando o código abaixo OU ACESSE O LINK
Link:https://goo.glx.PKjkk
RECEITA
INGREDIENTES
5 espigas de milho verde; 2 xícaras de açúcar; 2 colheres de sopa de manteiga derretida; 1 colher de sopa de fermento químico; 1 xícara de leite; 1 xícara de fubá; 1 xícara de farinha de trigo; 200g de queijo minas curado em cubinhos.
MODO DE PREPARO
Rale a espiga retirando todo o grão de milho. Raspe os sabugos até secar bem. Adicione todos os ingredientes menos o queijo. Misture muito bem. Adicione o queijo e misture. Unte uma forma com manteiga e fubá. Despeje a massa e leve ao forno a 180 graus por 45 minutos ou até que esteja macio e dourado. (FONTE: Página 3, coluna
LEMBRANÇAS COM ÁGUA NA BOCA- CHEF TAICO, caderno folho 2, sexta-feira, 2 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário