sábado, 17 de junho de 2017

CRISTAIS MINERAIS


   Eu não sabia, mas possuo cristais em casa. São souvenirs que ganhei.
   Essas pedras - minerais cristalinos – apresentam menor dureza em relação às pedras preciosas, não sendo tão valiosas, como elas e, por isso mesmo, são chamadas de semipreciosas. Suas cores, formas, brilhos e transparências são diferentes porque dependem de sua composição o que resulta em suas características. 
   Das pedras semipreciosas que possuo, uma é parte de um grande geodo e outra um quase inteiro. Outra, ainda, são lâminas finas cortadas de um geodo pequeno e que foi transformada em “mensageiros dos ventos”. 
   Geodos são formações mais ou menos arredondadas que, parcialmente abertos, deixam à mostra os cristais que trazem em seu interior, fato que me intrigou e me levou a pesquisar como isso ocorria. 
   De forma sintética pode-se afirmar que são cavidades ou câmaras ocas, que se formam comumente em lavas basálticas e são formados a partir da existência de bolhas de gás ou outros tipos de cavidades que, com o tempo, formam em seu interior cristais. Têm tamanhos variáveis dependendo da bolha que formaram, sendo o maior do mundo, um de ametista com mais de 3 metros e mais de dois mil quilos encontrados no Uruguai. 
   Nesses “ninhos” que a natureza forma em milhares ou milhões de ano, podem ser encontrados cristais. Porém, somente abrindo os geodos pode-se conhecer seu conteúdo interno, o que torna cada um deles único. 
   Um dos que possuo é um geodo parcial preenchido com cristais de ametista e, o outro, quase inteiro, acredito que contenha ágata rosa. 
   O de ametista apresenta em seu interior cores que vão do violeta ao lilás, sendo algumas partes transparentes. Seu exterior é formada por uma grossa camada de sedimentos que vão do grafite (ao qual se misturam tons terrosos avermelhados) ao branco, passando pelo verde ultramar muito escuro. O branco é onde se pode notar a transformação do calcário em ametista.
   Já o pequeno (dez centímetros de diâmetro) apresenta, com predominância, a cor rosa forte e, segundo minhas pesquisas, trata-se da pedra ágata: mineral que denomina um conjunto de várias formas de sílica que apresenta diferentes colorações em faixas ou camadas. Em seu exterior apresenta a cor branca, à qual se segue uma cor leve de cinza que vai se transformando em faixas concêntricas no tom rosa. Em seu centro, podem-se ver cristaizinhos minúsculos na cor cinza transparente, demonstrando que não atingiram sua transformação em ágatas. 
   Já o mensageiro dos ventos , confeccionado artesanalmente, apresenta faixas concêntricas com colorações que misturam o verde em diversos tons, sendo que dessas misturas resulta um azul profundo, o que cria um espetáculo maravilhoso. Suas lâminas, cortadas que foram finíssimas, até parecem vidro, que foi o que pensei quando ganhei. 
   Maravilhas da natureza com que o Criador nos dotou. (Crônica de MARINA IRENE BEATRIZ POLONIO, leitora da FOLHA, página 2, caderno FOLHA RURAL, coluna DEDO DE PROSA, sábado e domingo, 17 e 18 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares