Carne de porco com milho verde: sabor rural que desperta memórias |
Mesmo com a garoa leve eu abro a janela do carro. Somos rurais, o campo nos encanta. Fomos criados numa terra onde a chuva é farta e a terra é forte, entre lavouras e criações. Tudo tem sua época: cada plantio, cada colheita, a engorda e o abate, tudo isto faz parte de nós.
O carro agora anda bem lentamente enquanto meu espírito se acalma diante da fartura dos milharais sem fim... O milho que nos sacia é o mesmo que serve os animais que se cria e, assim, do milho o porco se faz gordo.
Saio correndo da escola, a garoa desce lentamente aumentando a sensação de frio. Vou meio correndo meio andando apressado, nos sapatos o barro vai pintando a sola de marrom avermelhado. Meio dia, abro o portão “esbaforido” , limpo rapidamente os sapatos no piso de cimento molhado; ali no chão misturados a essência da fatura. Água e terra formando um barro viscoso.
Abro a porta e quem me recebe é o cheiro delicioso da gordura de porco que frige lentamente na panela, misturado com o “bouquet” adocicado do milho verde. A manhã foi longa, as atividades intensas e a idade é a da maior fome, o estômago agora já cola nas costas. A voz da minha mãe soa suave: “Vá se lavar que já vou servir.” A mistura é perfeita e a cozinheira Divina.
Porco com milho.
Veja mais usando aplicativo capaz de ler QR Code posicionando o código abaixo
OU ACESSE O LINK https://goo.gl/16tGel
OU ACESSE O LINK https://goo.gl/16tGel
CARNE DE PORCO COM MILHO VERDE
INGREDIENTES
2 kg de carne de porco com osso em cubos de 3 cm (espinhaço, costela, pescoço, etc); 6 espigas de milho verde cortadas em rodelas de 3 cm; 300 g de bacon picado; 2 cebolas picadas; 2 dentes de alho picados; 2 folhas de louro; suco de 1 limão; 4 colheres de banha de porco; Alecrim, salsinha e cebolinha.
MODO DE PREPARO
Marine o porco com limão, sal, pimenta e alecrim por 2 horas; Em uma panela derreta a banha e frite o bacon; Deixe as rodelas de milho bem douradas; Adicione os pedaços de carne de porco e refogue até dourar bem; Coloque água até cobrir; adicione as folhas de louro e cozinhe em fogo baixo até que esteja macia e encorpado; Se necessário adicione mais água; Coloque o cheiro verde e sirva em seguida. (FONTE: página 3, coluna
LEMBRANÇAS COM ÁGUA NA BOCA – CHEF TAÍCO, caderno FOLHA 2, sexta-feira, 26 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
LEMBRANÇAS COM ÁGUA NA BOCA – CHEF TAÍCO, caderno FOLHA 2, sexta-feira, 26 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário