quinta-feira, 4 de maio de 2017

NÃO SÓ COMEMORAR, MAS AGRADECER


Faz cinquenta “Dias do Trabalho” que leio e ouço que nada há a comemorar nessa data. Mas se não há nada a celebrar, como muitos pensam, esta é uma ocasião propícia para agradecer. E não apenas agradecer nesse dia, mas em todos os dias. Porque é o trabalhador que sustenta a vida, dele mesmo, da família e de todos nós. É o trabalhador do campo, sob a inclemência do sol ou do frio, que sulca a terra, deposita nela a semente e faz a terra germinar, propiciando que o alimento nos chegue à mesa. Mas poucas vezes nos lembramos de fazer-lhe um agradecimento, mesmo que mentalmente. E se o fazemos, de alguma forma ele captará essa vibração. Há aqueles que abominam o agronegócio, mas bem que, nas rodas filosóficas dos botequins, apreciam beber uma cerveja, que resulta da aveia, da cevada, do milho, cultivados na lavoura, e apreciam o salaminho, que não é produzido pelo cozinheiro do bar mas originado do campo. Os ditos intelectuais da cidade ainda qualificam esses labutadores da roça de caipiras e criticam as músicas que eles apreciam, que é a sertaneja. 
   É o trabalhador braçal que edifica as moradias, carregando pesados baldes de argamassa e sujeitos aos perigos de acidentes e de queda das alturas. Mas entramos nessa nova habitação sem ao menos dizer-lhe, pelo sentimento, um “muito obrigado”. Sim, pagamos por ela, mas alguém construiu para nós, com o suor do rosto e um ganho que não é lá essas coisas... É a secretária doméstica que faz a comida, lava e passa nossas roupas, limpa a casa e o chão, e muitas delas ainda cuidam de nossos filhos. É o lixeiro que faz o pesado e malcheiroso recolhimento de nossos detritos, mas ao passarmos pela carga que ele vai empilhando ainda torcemos o nariz, não imaginando que tudo aquilo é produzido por nós. Em contrapartida, também cada um de nós, com nosso trabalho, está servindo ao lixeiro e a tantos, eis que somos todos interdependentes. A costureira tece nossa vestimenta, o sapateiro nos abriga os pés, o chapeleiro nos protege do sol; o mestre nos ensina, o comunicador nos fornece a notícia, o motorista nos transporta, o pesquisador e o descobridor criam os medicamentos, os médicos e enfermeiros os ministram e curam nossos males. E tanto outros. O jardineiro cultiva as flores, mas nunca lhe enviamos uma imaginária flor... Se no Dia do Trabalhar não há nada a celebrar, celebremos isto! (Crônica de WALMOR MACCARNI, jornalista em Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 4 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares