Bravi: ensaios começaram em fevereiro na Associação de Moradores do Jardim Morumbi e são abertos à comunidade |
Realizada com o nome de BRAVI (plural de “bravo” em italiano), que remete à felicitação dita pelo público aos artistas após as apresentações das diversas áreas, a cidade de Londrina acaba de ganhar a sua primeira Academia de Prática e Formação Orquestral. Segundo o coordenador musical, o violista Jhonatan Santos, a ideia de criar uma orquestra partiu da necessidade de músicos da cidade que já tinham experiências, porém localizadas. “A Academia oportuniza a vivência musical àqueles que buscam maior domínio e experiência no instrumento a partir da participação em uma Orquestra que, neste caso, se dá pela prática musical com instrumentos de cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo.”
Londrina possui uma grande quantidade de pessoas que praticam instrumentos nas mais diversas organizações como igrejas, projetos sociais, entidades. “ No entanto, não existe um núcleo musical que congregue todas essas pessoas”, explica. Dessa forma, BRAVI vem suprir essa demanda de prática em grupo para quem já toca, quem deseja iniciar e, ao mesmo tempo, descobrir novos talentos. Apesar de ser privada, possui valores totalmente acessíveis a crianças, jovens e adultos. Os alunos do grupo avançado são isentos de mensalidade, mas passa m por uma audição realizada bimestralmente. Já os alunos iniciantes, recebem gratuitamente, em forma de empréstimo, os instrumentos.
A primeira apresentação da BRAVI será realizada nesta quarta-feira (3), às 20 horas, no Sesc Cadeião. No repertório, os integrantes do nível avançado - que já possuem uma boa formação técnica – irão executar obras de Norman Leydn, Antonio Vivaldi, e os compositores brasileiros Alberto Nepomuceno, Ernanin Aguiar, Ernesto Nazareth e Chico Buarque, sob regência de Evgueni Ratchev, que também é tutor da Orquestra. Os ensaios para alunos dos níveis iniciante, intermediário e avançado começaram em fevereiro deste ano na Associação de Moradores do Jardim Morumbi e, desde então, são abertos à comunidade de maneira a leva a uma aproximação e fomentar formação de público, além da experiência aos músicos em apresentar-se publicamente. No final do ano, haverá um grande espetáculo com os três grupos: iniciante, intermediário e avançado.
SERVIÇO
Orquestra Acadêmica BRAVI
Quando: quarta-feira (3), às 20 horas.
Onde: Sesc Cadeião, Rua Sergipe 52
Quanto: Gratuito. (Os ingressos devem ser retirados no local com 1 hora de antecedência por ordem de chegada). (Reportagem Local, caderno FOLHA 2, quarta-feira, 3 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário