Depois da madrugada violenta, o medo tomou conta da população de Londrina e região embora nenhum homicídio tenha sido registado has horas seguintes, os rumores de um toque de recolher imposto por organizações criminosas ou simplesmente a enorme sensação de insegurança levaram as pessoas a permanecerem em suas casas. As ruas ficaram vazias, diferentemente do registrado todo final de semana.
Londrina e região nunca enfrentaram uma madrugada com a de sábado, com 11 pessoas mortas, É natural que as pessoas fiquem alarmadas e infelizmente a falta de informação contribui para esse fato. Independentemente se os mortos são criminosos ou pessoas que tiveram passagem pela polícia, a sociedade precisa de uma resposta.
O anúncio da execução de uma força-tarefa e da transferência de delegados para investigação exclusiva dos homicídios é importante, mas precisam ser tomadas ações mais efetivas com vistas a garantir a segurança de fato da população. Não adianta a presença maciça de policiais nas ruas por alguns dias, se depois a região ficar desprotegida. A escalada de violência não foi um fato isolado, mas a somatória de várias ocorrências registradas no interior do Estado, como a migração dos assaltos a bancos para as pequenas cidades, o aumento do tráfico de drogas, de latrocínios e de roubos em geral.
A população não pode viver continuamente em clima de insegurança. E o pior, agora está sendo prejudicada com a falta de serviços básicos, com o fechamento de agências bancárias e dos Correios e o desligamento de caixas eletrônicos, como relata frequentemente a FOLHA. É importante que as autoridades se atentem para esses fatos. O policiamento precisa ser reforçado no interior e a população merece o esclarecimento dos fatos. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, terça-feira, 1 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário