sábado, 6 de fevereiro de 2016

O HOMEM DOS FONES DE OUVIDOS




   Tarde de verão, chuva anunciada. Estou eu tranquilamente tomando um café perto do antigo coreto e pensando na coluna do dia seguinte, quando escuto aquele ritmo inconfundível:
- Tchap-tchará! Tchap-tchará! Tchamp, tchamp, tchamp, tchamp, tchamp, tchamp, ow, ow, oe – tchará!
   Todo mundo que anda pelo centro da cidade o conhece. Ele usa uniforme: mochilas, boné, bermudas e, claro, fones de ouvidos. A aproximação do tipo é percebida muito antes de sua chegada. Eu o chamo de Homem Acústico, porque está sempre gritando no compasso da música que parece escutar pelos fones. Ele faz do Calçadão de Londrina e das ruas próximas o palco de uma festa sem fim, que não tem hora para acabar nem para começar. Considero o Homem Acústico um dos personagens mais típicos da Avenida Paraná. 
   Grita alto o Homem Acústico. Sua voz deve estar permanentemente rouca; nem todo mel e vinagre do mundo evitariam a rouquidão após o uso tão intenso das cordas vocais. Não sei se ele ouve funk, rap ou música eletrônica. Rock acho que não é. Outros estilos estão fora de cogitação. 
   Quantos quilômetros caminha o Homem Acústico todos os dias? Não sei, mas somando tudo que já andou daria para fazer uma viagem ao exterior ou, sejamos modestos, até Curitiba. Um médico de ouvidos, nariz e garganta poderia dizer se sua audição já foi prejudicada. Estará ficando surdo o Homem Acústico, qual um Beethovem sem sinfonias? 
   Não sei o seu verdadeiro nome, não sei onde ele mora, não sei o que faz para ganhar a vida. As palavras que grita para marcar o ritmo são incompreensíveis – pelo menos as que ouvi até hoje. Embora todos saibam quem ele é, o Homem Acústico permanece um total desconhecido. Trata-se muito mais de uma imagem e um som que trazem uma pessoa como acessório do que uma pessoa a emiir som e imagem. 
   Terá sonhos e pesadelos, talvez presságios, o Homem Acústico? Tem pai, mãe, irmãos, primos, tios, parentes distantes? Já se apaixonou por alguma mulher? Faliu, mentiu, plantou, dançou, enrubesceu? Assistiu ao nascer do sol, passou uma noite em claro rezando, teve déjà-vu, sentiu dor de dente, bebeu um gole de água na fonte dos anjos? Contou estrelas, brincou de esconde-esconde, torceu para o Tubarão? No Estádio do Café, encontrou-se com seu colega Luxemburgo, aquele que veste um surrado terno e finge que é técnico do time? (Aliás, alguém aí lembra que o Nuno Leal Maya já foi técnico do Londrina, assessorado pelo ator que fazia o Saci-Pererê?)
   No dia em que formos chamados, peço a todos compaixão pelo Homem Acústico. Façam gestos, coloquem-se na frente do cara, segurem-no pelo braço – só não deixem de avisá-lo que o fim está próximo. Não deixem que o nosso amigo e irmão perca a chance de viver a eternidade com sua música maluca., 
   Desconfio que ao chegar a sua vez, o Homem Acústico dirá a que veio. E então, quem sabe, compreenderemos que fomos os mais surdos , os mais cegos, os mais alheios. ( CRÔNICA escrita por PAULO BRIGUET. Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrina.com.br página 3, caderno Folha Cidades espaço AVENIDA PARANÁ- por Paulo Briguet, sábado, 6 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Um comentário:

  1. Então o menino que canta pelo centro de londrina em alto tom recebeu o nome de homem acústico.....

    ResponderExcluir

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares