quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A ESPERANÇA DAS PANELAS



   1 – Todo movimento histórico tem os seus símbolos, que nascem de maneira espontânea no coração das pessoas. A cruz talvez seja o mais perfeito exemplo: um instrumento de tortura e morte convertido em sinal de esperança para a humanidade. O mesmo símbolo às vezes é utilizado para o bem e para o mal: a estrela pode ser a do Natal e a do PT; o martelo pode ser o do meu avô (que guardo até hoje) e do comunismo (que rejeitei para sempre); o hino pode ser o Nacional ou o Internacional. 

   2 – Daqui a alguns anos, quando pensarmos no atual momento histórico do Brasil, um dos símbolos mais importantes será a panela. Todos nós temos panelas em casa. Pobre ou ricos, homens ou mulheres, crentes ou descrentes, jovens ou velhos, otimistas ou pessimistas, altos ou baixos, feios ou bonitos, famosos ou anônimos – qualquer ser humano tem uma panela para chamar de sua. 

   3 – O ser humano nasce, cresce e vive entre panelas. Elas nos acompanham do começo ao fim. Uma de minhas memórias mais remotas é brincar de bater panelas na cozinha, no apartamento da Alameda Barão de Limeira, em São Paulo, em plena ditadura militar. Desde que o homem é homem, a panela ajuda na sobrevivência da espécie. Abençoada seja a nossa panela de cada dia, símbolo do alimento, do trabalho, da esperança. 

 4 – Ela estava ali, ao alcance da mão, no armário da cozinha. Foi escolhida pelas pessoas para representar a insatisfação e a revolta contra o governo petista. Bater panelas é o protesto inicial: não custa nada, faz barulho, vira notícia e a gente nem precisa sair de casa. 

5 – Um querido amigo, professor de história que não é de esquerda, publicou no Facebook uma foto das filhinhas gêmeas batendo panela durante a fala de Lula na TV. “Um dia elas vã me agradecer por ter participado de um momento histórico”, escreveu ele. Muitos amigos e conhecidos de Londrina, entre eles meus sete leitores, publicaram vídeos sobre o panelaço, doravante a trilha sonora indispensável para os programas políticos do PT. Aqui em casa nós também batemos panelas com mito gosto, e com mais força ainda na hora em que Lula falou. Foi um protesto nacional: até o JN deu. E Londrina, mais uma vez, fez bonito. 

6 – No Brasil do PT, toda panela virou panela de pressão. Com as panelas pressionamos a Dilma o Lula, o Rui Falcão, o Supremo, o Cunha, o Beto Richa. Com as panelas pressionamos os que estão soltos para ser presos e os que estão presos para não ser soltos. Com as panelas pressionamos a oposição para sir de cima do muro. Com as panelas pressionamos as panelinhas dos omissos. Com as panelas preparamos o dia 13 de março e a nova Independência do Brasil.

7 – Então, não fique aí parado, oitavo leitor. Pá nela! ( Coluna AVENIDA PARANÁ – por PAULO BRIGUET, página 3, caderno FOLHA CIDADES, quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares