sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A SOCIEDADE DA CONFIANÇA


 
   A confiança é o coração da vida em sociedade. Isso vale para a economia, para a cultura e para todas as relações humanas. Quando você chama um táxi, a prestação do serviço só ocorre por uma dupla relação de confiança: você acredita que ele vai leva-lo até o endereço desejado, e ele acredita que ao final da corrida, você vai pagar pelo serviço. Numa ida ao restaurante, acontece a mesma coisa: você acredita que terá uma refeição e o dono do restaurante acredita que você vai pagar a conta. Se você leva seu filho à escola, é porque acredita que ali ele receberá uma educação decente. Se você está lendo este jornal agora, é porque espera encontrar aqui alguma informação confiável. Sem a confiança a vida humana sobre a Terra se tornaria um inferno e estaria condenada à extinção. 
   Na sociedade brasileira, o governo tem um peso gigantesco e abusivo nas relações econômicas, sociais e até pessoais. No fim das contas, é a sociedade que trabalha para o governo, e não o contrário. Quando o grupo político responsável por comandar o Estado perde a confiança da sociedade, a vida se torna um inferno. 
   É precisamente isso que está acontecendo com o Brasil nos últimos tempos. Não se acredita mais em uma só palavra do que diz a chefe do Executivo (isso quando se compreende o que ela diz ou as panelas permitem escutá-la). A classe política - esteja na situação ou em cima do muro, porque a oposição quase inexiste – sabe muito bem que Dilma não reúne mais condições de ocupar o cargo, se é que algum dia as reuniu. 
   O Brasil foi seprocado de novo, desta vez pela agência Moody’s. O rebaixamento da economia brasileira não é algo que vai afetar apenas os grandes investidores; é uma decisão que terá reflexos na nossa vida cotidiana. A cada minuto que o PT permaneça no poder, o País vai ficando mais pobre e mais fraco – e com fama de mentiroso. O pior rebaixamento é o moral. 

   O QUE PODEMOS FAZER NESTA SITUAÇÃO?


   Podemos agir em dois sentidos. Primeiro, batendo panelas e saindo às ruas para exigir a saída do PT. Mas protestar não basta. Temos que reforçar os laços entre nossa gente. Temos que olhar para o nosso vizinho, para o nosso colega, para o nosso companheiro de labor – e ver nele um aliado. Se os políticos do Planalto não resolvem nada, é preciso que os cidadãos da planície se unam para criar uma sociedade da confiança, exatamente como fizeram os pioneiros de Londrina e do Norte do Paraná, numa época em que o mundo vivia uma de suas maiores crises. Com verdade e eficiência, eles construíram um sonho. 
   Chega de andar em círculos. A exemplo dos homens e mulheres que edificaram nossa cidade, vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, é preciso confiar em nós mesmos e olhar para o mundo em 360 graus. Isso tem nome: fé. “Porque onde está o teu tesouro, lá também está o teu coração.” ( Coluna AVENIDA PARANÁ – por PAULO BRIGUET, página 3, caderno FOLHA CIDADES. Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrina.com.br sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares