quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CUIDAR DA CASA E DO PLANETA


   O saneamento básico e a falta desse serviço em muitas cidades brasileiras, é o foco deste ano da Campanha da Fraternidade, lançada ontem pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). Mas embora a discussão principal seja saneamento básico, o tema da campanha ecumênica é mais amplo: “A Casa Comum, Nossa Responsabilidade”. E o lema é forte e direto: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.
   A proposta é chamar a atenção para o deficit dos programas de saneamento básico no Brasil, que apesar dos avanços sociais das últimas décadas apresenta índices vergonhosos. Dados divulgados pelo Conic mostram que o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. Publicações de 2013 do Ministério das Cidades têm mais detalhes: somente 39% dos esgotos do País são tratados, 35 milhões de brasileiros ainda não possuem água tratada e mais de 5 milhões de pessoas não têm acesso a banheiros. 
   O fato da Campanha da Fraternidade fazer uma referência à “casa comum” é bastante significativo. O termo foi usado no ano passado pelo Papa Francisco, quando publicou a encíclica Laudato SÍ. A carta do pontífice não é dirigida apenas à comunidade católica, mas a todo mundo, de qualquer religião ou até mesmo para quem não acredita em Deus. E quando o Papa fala da casa comum, ele apela para a saúde do planeta. Desde sua primeira edição, em 1964, a Campanha da Fraternidade busca discutir, anualmente, um problema da sociedade brasileira que prejudica principalmente os mais pobres.
   O saneamento básico é um direito fundamental. É fato que o poder público brasileiro tem deficiência em oferecer esse serviço à população, assim como é certo que muita gente deixa de lado atitudes responsáveis – o destino inadequado do lixo, o mau uso da água são apenas alguns exemplos de como as pessoas se prejudicam e como agridem o meio ambiente. Maltratada, a Terra apresenta os sintomas da agressão: aquecimento global, degradação de ecossistemas, aumento de doenças causadas por poluição e pela ocupação irregular. 
   Como é possível o homem morar em uma casa malcuidada? Isso vale para o planeta, para a cidade e para a casa mesmo. O tema foi bem escolhido pelas igrejas, principalmente por estimular o debate sobre as dificuldades que os mais pobres têm em garantir o acesso a serviços essenciais e também discutir questões sobre sustentabilidade. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br, página 2, quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares