quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

BATALHA CONTRA O AEDES


   Os números divulgados ontem pela Secretaria de da Saúde mostram dados alarmantes. A quantidade de casos confirmados de zika quase dobrou em apenas uma semana: eram 25 , divulgados na Quarta-Feira de Cinzas e, ontem, a conta chegava a 48. No entanto, a preocupação são os registros autóctones (pessoas que foram contaminadas no Estado), que saltaram de três para nove. O número de casos de dengue teve aumento de 23% no período; no total são 5.541 contaminações.
   A julgar pela análise simplista dos dados, pode-se afirmar que o País como um todo “está perdendo a batalha contra o mosquito Aedes aegypti”, como chegou a dizer o ministro da saúde Marcelo Castro. Neste momento há momentos para escalada dos números. Além dos testes de detecção mais rápidos, o verão mais úmido e com chuvas diárias permite a proliferação do mosquito. Soma-se a esses fatores, a falta de cuidado da população com a água parada e as escassas ações realizadas. 
   Dia de combate como o planejado para o último sábado é raro. Em situações emergenciais, como a atual, é fundamental agilidade do poder público. Não se pode esperar que o quadro piore e provoque alarmismo na população. A dengue não é uma doença nova, em anos anteriores foram registados quadros de epidemia e, agora, a sensação que permanece é a de que os erros do passado não deixaram nenhuma lição. 
   É importante frisar que a mobilização tem que partir da população sim. É dever de cada um recolher objetos, não deixar água parada no seu quintal e nas redondezas de onde mora. No entanto, o poder público tem que ser o indutor dessas ações. É um trabalho contínuo e exaustivo, mas que não pode ser largado. Os números sugerem a urgência dessas ações e os trabalhos não podem ser adiados até porque não se trata só de dengue. 
   A zika tem deixado a população alarmada e traz consequências graves às famílias. Se todos essas doenças (dengue, zika e chikungunya) são transmitidas pelo Aedes aegypti e o combate é simples, esses números não se justificam. O País não pode perder a batalha contra um simples mosquito. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares