Lançada este mês, iniciativa dos músicos José Ronaldo Parizi e Vitor Delallo visa fortalecer o trabalho autoral local
Projeto musical para plataforma da web lança vídeos e entrevistas de artistas com composições autorais
Uma antiga Kombi amarela dos Correios agora dá vida ao projeto Abigail Sessions, programa londrinense de música e entrevistas que estreou este mês em um canal do You Tube. Com dois episódios – divididos em três capítulos cada – já gravados e lançados, o projeto tem causado um burburinho no cenário musical pela ideia inusitada e qualidade dos vídeos. Até o momento, dois compositores locais foram convidados e a intenção é de que, a cada quinze dias, um novo artista mostre seu trabalho.
“A ideia é sempre gravarmos em um local diferente da cidade. São três vídeos com cada artista: um de música autoral, outro cover e um de entrevista. Os vídeos são lançados em dias diferentes durante a mesma semana”, explica José Ronaldo Parizi, um dos idealizadores, junto com o parceiro Vitor Delallo.
O videomakder, que também é músico, conta que já tinha vontade de iniciar um programa musical para a plataforma na web e, quando ficou sabendo que o parceiro tinha adquirido uma Kombi, as ideias fluíram. “Quando vi a kombi, achei que a imagem ficaria interessante no vídeo. E realmente ficou. Era um projeto sem grandes pretensões, mas que está se mostr ando com mais possibilidade de espaço midiático. O objetivo é dar espaço para os artistas e, assim, fortalecer o trabalho autoral que desenvolvem”, enfatiza.
Por enquanto, os convidados tocam sentados na lateral da Kombi, de forma que o veículo se torna parte do cenário e dá identificação ao programa, que, aliás, tem o nome de batismo do furgão.
Com o amadurecimento do Abigail Sessions, Parizi diz que, em breve, as entrevistas devem ocorrer dentro da Kombi em movimento. “Assim que o projeto se solidificar, também queremos expandi-lo para outras cidades, como um programa itinerante, com artistas de outros locais”, planeja.
Os cantores e compositores de Londrina Gustavo Martins e Vitor Conor foram os primeiros a participar. Ambos têm um trabalho autoral de músicas brasileiras. “O critério de participação é que o artista tenha essa produção e consiga executar ao vivo”, atenta o produtor, adiantando que o próximo programa será gravado esta semana, com uma voz feminina para mesclar os timbres e estilos.
KOMBI
Vitor Delallo, músico da banda Mescalha, conta que adquiriu a Kombi para fazer o transporte dos equipamentos de som que levava para eventos. “Como era utilizada pelos Correios, é um furgão de carga, sem bancos na parte traseira, apenas com revestimento interno de madeira. Ideal para que eu transportasse os equipamentos, que eram grandes!, detalha. Apesar do investimento, o trabalho com locação não foi adiante, e ele acabou vendendo todos os equipamentos. “Mas não tive coragem de vender e me desfazer da Kombi. E a vontade de desenvolver algum projeto nela cresceu depois que minha banda fez um vídeo tocando dentro .”
Um dia, em busca de um sofá que coubesse no interior do veículo, postou a foto da Kombi nas redes sociais. “Foi quando o Zé viu e entrou em contato comigo para falar da ideia dele de usar o furgão no programa musical. Nossas ideias “bateram” e demos início às gravações.
O sofá do tamanho ideal foi encontrado e o furgão se tornou uma pequena sala que, nos momentos da filmagem, conta até com decoração. “Hoje não uso mais no dia a dia, a não ser em situações muito pontuais. É para o projeto mesmo”, conta. O veículo foi fabricado no ano de 2003 e no documento, originário da cidade de Bauru (SP), consta a cor como amarelo, indicando que esta deve ser mesmo a cor de fábrica.
DIVULGAÇÃO BEM-VINDA
Gustavo Martins, cantor londrinense de 20 anos, foi o primeiro a participar do projeto Abigail Sessions. Ela canta em vários bares da cidade há dois anos e, além de músicas pop-rock conhecidas, toca suas próprias composições. Uma delas chegou aos ouvidos de Parizi que, prontamente convidou o jovem. “Achei a ideia muito interessante e aceitei na hora. O resultado não poderia ser melhor”, elogia.
As músicas gravadas foram autoral “Em algum lugar por aí” e m cover de “João de Barro” . “Depois disso, muita gente passou a conhecer meu trabalho. Agora, vou gravar outros cinco vídeos das minhas músicas com eles, mas em outro formato”, adianta.
Uma das gravações ocorre hoje, se não chover nas proximidades da Barragem do Igapó, às 16 horas, e é aberta ao público. Além dos vídeos, o jovem se empenha em terminar a gravação de seu primeiro CD, com dez músicas autorais, (M.T.) ( MARIAN TRIGUEIROS – Reportagem Local, caderno FOLHA 2, domingo, 21 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário