sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

REFÚGIO, EXÍLIOE SOCIEDADE


   O mundo vive hoje um turbilhão de sentimentos e reação no que diz respeito aos refugiados. Trata-se de uma enorme tragédia humana a que temos assistido pela TV do conforto de nossas casas. Todos os dias grande contingente de pessoas tentam cruzar terras e mares sob o sol e sob a neve.
   Imagens dramáticas têm sido mostradas , são famílias inteiras, jovens, crianças e idosos chegando a algum ponto da Europa para buscar um lugar supostamente mais seguro para viver. Embora os refugiados da Turquia, Síria, Irã e Afeganistão, entre outros, tenham ganho maior destaque, existem ainda os refugiados africanos e também os latino-americanos. Dentro da América Latina, vemos grandes migrações e a marcha de pessoas que buscam o refúgio, mas que terminam em uma espécie de exílio. O que surpreende é que mesmo entre nós, latinos, herdeiros dos mesmos processos colonizadores, verificamos a discriminação e a falta de solidariedade. 
   O Brasil, que sempre se destacou por sua capacidade de acolher diferentes culturas, apresenta uma das sociedades com maior diversidade. Podemos afirmar nossa capacidade de lidar com o multiculturismo com bastante naturalidade, embora a questão seja ainda tratada de maneira superficial. Por outro lado, o preconceito existente, que antes se disfarçava, deixou de ser tímido e passou a se manifestar de forma aberta e hostil. 
   Comparados a outros países, não recebemos um número elevado de refugiados, e a maioria da sociedade brasileira aceita-os, acreditando que é possível fazer algo para ajudá-los, mesmo diante do momento crítico da economia e da política. 
   Chama-nos a atenção as iniciativas de solidariedade. Esta apresenta-se de forma objetiva e é praticada por jovens estudantes de nossas universidades. Com a cabeça aberta e o respeito ao diferente, muitos deles manifestam uma visão de mundo que permite acreditar em transformações sociais de base.
   Vários exemplos poderiam ser mencionados. Entre eles, destacamos os estudantes do curso de Letras da Unifesp, que criaram um projeto para o ensino da língua e da cultura brasileiras, aos refugiados de vários países; e os estudantes da PUC e USP que atuam junto aos refugiados no centro da cidade de São Paulo, buscando condições de moradia e de trabalho. Em nível institucional, a Unifesp e a UFABC fundaram a cátedra Sérgio Vieira de Mello, que promove o ensino e a difusão do direito internacional dos refugiados, além de atendê-los diretamente. Todos, com sua criatividade e despojamento, nos ensinam entusiasmados que é possível fazer a diferença. 
   O problema dos refugiados é um problema da humanidade – e, portanto, nosso também. Há muito a fazer, e uma parte também depende das políticas dos diferentes governos. Precisamos criar alternativas, discutir e mostrar a realidade, desfazer estereótipos e criar um campo fértil para os que querem atuar nessa área. De nossa parte, porém, devemos conhecer, abrir o debate e a reflexão sobre o tema e, principalmente, agir com toda nossa força para eliminar as diferentes formas de injustiças que vivemos todos os dias. ( SORAYA SMAILI, reitora da Universidade Federal de São Paulo, página 2, ESPAÇO ABERTO, sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares