sábado, 6 de fevereiro de 2016

MENTIRAS E VERDADES

   A gente ouve muita coisa nesse mundo. Principalmente em beira de rio, quando a pescaria não tá dando nada. Digo aqui por uma questão de ser justo com quem é pescador – a quem considero como a mais alta autoridade em contar feitos grandiosos e inusitados em beiras de rios, sejam os rios onde forem – e que jamais fui um bom pescador, embora já tenha tirado do rio um bagre enorme cujo tamanho não vi, pois era de noite e sei que era um bagre porque era barulho de bagre e era grande porque o barulho foi forte e a minha imaginação é muito fértil. 
   Brincadeiras à parte, nunca gostei de mentira, mas vou contar uma história sobre um mentiroso. Mas como dizia, há muita coisa nesse mundo que é contada e que pode ser confundida com a verdade quando não é de verdade uma mentira. 
   Não é história de um mentiroso comum, era “o mentiroso”. E tinha ouvido falar que na sua vizinhança mudou-se alguém mais mentiroso do que ele. Tomou a estrada e foi ter com aquele tirava o título de ser o mais mentiroso da região. 
   Chegando na casa da beira da estrada, procurou com os olhos e achou um garotinho com um chapéu todo furado, com as calças sujas e a barriga de fora. Chamou o menino e foi perguntando: “É aqui a casa do Zé mentiroso?”. O menino cuspiu dum lado e respondeu: “É sim senhor, por quê?” “Quero falar com ele” “Para quê?” “Ele tá por aqui? O assunto é sério.” “Num dá não, qual é a sua graça?” “Zeca”. “Pois é seu Zeca, ele saiu faz meia hora e foi conferir a colmeia lá na beira do rio porque faltou uma abelha na parte da manhã.”
   O homem ficou boquiaberto. Se o moleque mentia daquele jeito, imagina o pai. E voltou embora para casa prometendo para si mesmo nunca mais contar uma mentira em sua vida.
   Na verdade, mentira tem perna curta e hora ou outra acaba sendo revelada a verdade e o mentiroso descoberto. Não se sabe ao certo quando começou a mentira, mas dizem que começou no início do mundo e que devido à ela, o homem saiu do paraíso. 
   Hoje ainda se ouve muito muita mentira contada com a maior naturalidade como se fosse a verdade passada por mentira. Vive-se, então, uma mentira passada por verdade mas na verdade é uma mentira. E o tempo vai passando , a mentira vai parecendo mesmo uma verdade e acaba a mentira sendo a verdade. 
   E o que se faz? Acredita-se de tal modo nisso tudo que a vida vai perdendo o sentido e o errado passa a parecer o que é certo. Mas como eu disse, a mentira tem perna curta e a verdade aparecendo, pois queira ou não, mesmo que a noite seja longa o dia sempre amanhece, é isso que nos dá esperança, como uma colheita sofrida depois de uma longa estiagem. (DAILTON MARTINS, leitor da FOLHA. Página 2, caderno Folha Rural, espaço DEDO DE PROSA, sábado, 6 de Fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares