Jornalista Paulo Briguet assina a partir de terça-feira, a coluna “Avenida Paraná” que vai tratar do cotidiano da cidade
A FOLHA publica a partir de terça-feira uma nova coluna no caderno Cidades que vai falar de Londrina e da essência do povo pé vermelho. Assinada pelo jornalista Paulo Briguet, “Avenida Paraná” chega com o propósito de aproximar ainda mais o jornal do leitor da cidade e da região. “Quero que a coluna seja uma conversa com o leitor. Ouvir o que ele está falando nas ruas e tentar traduzir isso para o dia a dia do jornal”, diz Briguet.
Paulistano de certidão e pé vermelho de coração. É assim que o jornalista de 45 anos, pai do Pedro, de 5 anos, marido do jornalista Rosângela Vale, explica a sua relação com Londrina. Ele chegou em 1989 para cursar jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL), e logo se apaixonou e logo se apaixonou e adotou a cidade. Esta relação de amor de quase três décadas rendeu centenas de crônicas do cotidiano e alguns livros publicados.
Briguet também tem uma longa relação com o jornal, onde trabalhou de 1994 a 2000. Começou como repórter e foi redator de Cidades e da Capa. “Esta minha volta tem a ver com a identidade da região e do Norte do Paraná. Assim como o Lago Igapó, o Relojão, a Sercomtel e o Tubarão, que são símbolos de Londrina, a FOLHA é um patrimônio da cidade”, destaca o jornalista.
A coluna será publicada de segunda-feira a sábado e trará um olhar crítico para o que ocorre aqui. “Quero trazer o que não está na pauta diária do jornal, mas que nem por isso é menos importante. Quero mostrar como o londrinense está vivendo e pensando sobre a crise, por exemplo. A coluna terá reflexões pessoais”, confessa. Assuntos nacionais também terão espaço em “Avenida Paraná”, mas sempre com um olhar local.
A primeira coluna chega com o título “O coração da terra”, em que o colunista lembra a relevância histórica da Avenida Paraná, o calçadão no coração da cidade, para falar do futuro e novos caminhos.
Briguet gosta de andar pelas ruas e ouvir as pessoas. Encontra as boas histórias no ônibus, no bate papo com os taxistas, nas andanças pelo centro. É fácil encontrar o colunista na Biblioteca Pública Professor Pedro Viriato Parigot de Souza. A identificação com o local é tamanha , que ele escolheu como cenário para as fotos que ilustra esta matéria.
“Avenida Paraná” também será publicada na Folhaweb, com atualização ao longo do dia. O jornalista ainda terá espaço no Bonde. O cotidiano londrinense estará nas postagens do Blog do Briguet, que entra no ar nas próximas semanas. ( ALINE MACHADO PARODI – Reportagem Local, página 7, FOLHA GERAL, domingo, 10 de janeiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário