quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

A JANELA DA HISTÓRIA


   Alguns podem perguntar por que escolhi a escadaria da Biblioteca Municipal para fazer as imagens da matéria sobre o lançamento da coluna Avenida Paraná e do blog Bonde Briguet. São vários motivos, na verdade. Primeiro, a Biblioteca é um dos meus lugares preferidos. Vou lá quase todos os dias, conheço funcionários pelos nomes e percorri todas as prateleiras. Ali encontrei livros e autores que passaram a ser meus diletos companheiros na estrada da vida. O mais recente amigo que lá encontrei foi José Lins do Rego, autor de “Menino de Engenho”. Uma das maiores alegrias que aquele lugar me proporciona é descobrir (ou redescobrir escritores de talento. 
   A Biblioteca respira a história da cidade. No segundo andar, tem a Sala Londrina, com livros sobre nossa terra. Na porta da sala, está um chora-paulista. Para quem não sabe, o chora-paulista é uma caixinha de madeira colocada na entrada das casas, na qual se fixava uma lâmina de enxada. A utilidade do objeto era limpar as botas sujas de barro dos visitantes. Esse nome, bastante poético, faz lembrar as dificuldades que todos os novos moradores da região – não apenas os paulistas – enfrentaram nos primeiros tempos de Londrina, na época em que a lama e o pó dominavam o ambiente.
   Antes de ser Biblioteca, aquele prédio sediou o Fórum de Londrina. O atual teatro Zaqueu de Melo era a sala do tribunal do júri. E, antes de ser Fórum, ali era a quadra de tênis dos escoceses da Companhia de Terras. (Sim, os ingleses na verdade eram escoceses legítimos.) Ás vezes eu fico imaginando quantos dramas e comédias humanas já passaram por aqueles corredores. 
   Ainda no segundo andar, está a mesa que os primeiros prefeitos da cidade se reuniam com o secretariado. 
   Diante da antiga mesa do prefeito, iluminando a escadaria, está o belo vitral com o Brasão de Armas do Estado do Paraná. O brasão traz a imagem de um lavrador ceifando a terra vermelha, símbolo da nossa região. O sol nascente simboliza a liberdade; as três montanhas representam a fé, a esperança e o amor dos primeiros pioneiros (uma interpretação pessoal minha). Há ainda dois ramos na base do escudo: um, de erva-mate; o outro, de pinheiro. Faltou um ramo de café. Mas, pensando bem, não havia como prever a importância do café quando o símbolo foi criado em 1910. A obra de arte é assinada pela empresa Vitraes Galliano, no ano de 1949, quando Londrina ainda era uma debutante. Aquele vitral é um ponto luminoso em que a história visita o cotidiano. 
   Quando publiquei meu primeiro livro individual de crônicas, escolhi a Biblioteca para fazer o lançamento. Lembro que a Vó Maria teve grande dificuldade para subir a escadaria. Mas estava lá, firme. Às vezes, tenho a impressão de que vou encontrar a Vó Maria lá em cima, perto da mesa do prefeito e do chora-paulista. Acho que está explicada a escolha, não? ( Crônica do escritor PAULO BIRGUET, página 3, caderno Folha Cidade, espaço AVENIDA PARANÁ. Fale com o colunista> avenidaparana@folhadelondrina.com.br quinta-feira, 28 de janeiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares