Surpreendente o levantamento feito pela reportagem da FOLHA que aponta que apenas quatro dos 54 deputados estaduais compareceram a todas as sessões ordinárias realizadas na Assembleia Legislativa no ano passado. Ao todo foram 123 plenárias deliberativas que ocorreram entre 1º de Fevereiro de 16 de dezembro. Foram registradas 499 faltas, das quais 417 foram justificadas. O balanço foi feito a partir dos dados disponíveis no Portal da Transparência.
Na esfera nacional, o comportamento se repete. Apenas 19 deputados federais participaram de todas as 125 sessões deliberativas realizadas pela Câmara dos Deputados no ano passado. A maior parte das faltas foi justificada porque, dessa forma, não há qualquer desconto em folha de pagamento, assim como acontece no Paraná.
Importante salientar que o comportamento dos parlamentares é reflexo da pouca cobrança de seus eleitores. Os brasileiros não têm o hábito de acompanhar a vida pública do País, não fiscalizam os atos dos detentores de mandatos públicos e não costumam se envolver em discussões e debates. Se a maioria sequer se lembra em quem votou, fica difícil cobrar e exigir mais comprometimento.
Além disso, o País enfrenta uma grave crise ética e justamente por isso é importante que todos se conscientizem e reflitam sobre o comportamento adotado até então. A falta de envolvimento e fiscalização da população sem dúvida colabora para o enraizamento da corrupção. Todos os candidatos registrados nas esferas nacional, estadual e municipal demonstram claramente que os cidadãos não podem continuar omissos na vida pública. É preciso adotar um comportamento mais pró-ativo e exigir uma mudança de postura de nossos representantes. Somente com mais cobrança e envolvimento de todos é que será praticada uma política mais justa e coerente com os anseios da população. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.pr página 2, segunda-feira, 11 de janeiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA
Nenhum comentário:
Postar um comentário