sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

SER FELIZ... UM DESAFIO



   Por mais que isso possa parecer simplista, é fato que a felicidade não vem de fora, de bens materiais, de fama ou de status. Ela vem mesmo é de dentro. É muito comum ver gente rica infeliz, e gente pobre de bem com a vida. Claro que um mínimo é essencial. O necessário para se viver com dignidade. O que passa do necessário já começa a complicar. 
   Como diz o grande poeta e ‘filósofo’ Renato Russo, “quem tem mais do que precisa ter, quase sempre se convence de que não tem o bastante”. E certamente um dos maiores fatores de depressão e desencanto é a sociedade de consumo, que desperta em nós a sensação de que, para ser feliz e realizados, precisamos incondicionalmente de coisas de que de fato não precisamos, e às quais, normalmente, não temos acesso. Desperta a necessidade, o desejo e... a frustração.

   Perdão e delicadeza

   Uma coisa que faz muito bem à saúde e ao coração é perdoar e não se fixar em sentimentos ruins. Rancor, ressentimento, desejo de vingança , isso corrói a pessoa. É bom lembrar: “O problema não é o que as pessoas fazem a gente, mas o que a gente faz com isso.”
Outra atitude benéfica é a gentileza, a delicadeza. Em nossa sociedade machista, chamar m homem de ‘delicado’ é crime. Mas é cientificamente provado que ser gentil faz a pessoa mais feliz. Um dos grandes males do nosso tempo é que as crianças não estão aprendendo a importância do respeito ao outro, de ceder o lugar, dar prioridade ao outro. 
   Clarice Lispector diz: “as pessoas mais felizes não têm o melhor de tudo, elas fazem o melhor de tudo com o que elas têm.” Aí está outro segredo para usufruir o máximo do mínimo. Já vi muito gente simples fazer a maior festa com uma ‘churrasqueira’ de sucata ou entulho, uma carne de segunda, uma cerveja barata de supermercado, umas pingas e uma ‘bateria’ de latas, colheres e, às vezes, um pandeiro. Festa de fazer inveja aos melhores bufês. É que banda nenhuma, bufê algum consegue gerar alegria se ela não brotar primeiro do coração . O que vem de fora só ajuda. 

   O que conta são as pessoas

  Às vezes as pessoas me pedem pra abençoar sua casa. Uns dizem: não poderei estar, mas o senhor benze lá pra nós. Eu digo: prefiro ir num momento em que as pessoas estiverem, porque o que conta são as pessoas. Você pode estar muito infeliz numa casa luxuosa, como pode estar superfeliz numa casa simples. A bênção pode ser também para a casa, mas é, sobretudo, para quem estará lá. 
   E aí entra outro elemento fundamental: a gratidão. Saber agradecer pelo que tem, ao invés de reclamar pelo que não conseguiu. Quem sabe valorizar, agradecer, reconhecer, raramente será uma pessoa amarga, pessimista, pra baixo.
   Jesus disse: “Não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações. Basta a cada dia a própria dificuldade”. (Mt 6, 34) Claro que isso não é fácil . Mas aí está um grande segredo para a conquista da paz e da felicidade. O apego ao passado e a ‘pré-ocupação’ exagerada com o futuro sufocam o presente. Gastamos energia demais com aquilo que não existe; ou porque já passou, ou porque ainda não existe. E talvez nem existirá...
   O Livro do Gênesis retrata muito bem uma tendência muito forte no ser humano. Adão se escondeu de Deus. O Criador foi atrás, o encontrou e perguntou: “Por que está fugindo? Por que fez algo que o envergonha? – “Não”, respondeu ele. “Foi a mulher que você me deu!... “Deus, com toda a paciência, vai ao encontro de Eva e pergunta: “O que aconteceu?” – “Eu não fiz nada! Foi aquela serpente que me enganou...” (cf. Gn 3, 8 88). 
   Jogar a culpa nos outros é muito mais cômodo. A saída mais fácil. Porém, o fato de não assumir os próprios erros, não querer se responsabilizar pelas atitudes e escolhas, nos impede de perceber nossas falhas e corrigir. Quem não admite que errou também não sentirá necessidade de mudar ou de se retratar. “Pessoas felizes não culpam os outros por seus próprios fracassos”. 
   Uma grande bobagem é querer se comparar com os outros. Mas é nossa formação. Desde pequenos ouvimos as comparações dos pais: “Seu irmão estuda mais...” “Na escola, no trabalho, sempre nos comparam com outros. E aprendemos fácil. Estão sempre nos comparando. Isso nos leva a pensar que somos melhores que alguém, e ai vem o orgulho, a arrogância, a vaidade; ou nos sentimos inferiores. E vem a frustração, o sentimento de inferioridade. 
   Na verdade, cada pessoa é única. Não somos melhores ou piores; somos diferentes. Além disso, não temos de dar satisfação aos outros, nem podemos ter a pretensão de agradar a todos.} ( PE. JOSÉ ANTONIO DE OLIVEIRA, pároco de Cristiano Otoni-Queluzito. Arquidiocese de Mariana, MG. E-mail: zeantonioliveira@hotmail.com páginas 20 e 21, revista O LUTADOR, Janeiro de 2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares