quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O PAPA DO "DEDO VERDE" - EDITORIAL




    Um bom número dos nossos leitores conhece o livro “O Menino do Dedo Verde”. De Maurice Druon. É a estória de um menino, filho de um fabricante de canhões. Ele tem um “polegar verde”, o dom através do qual tudo o que toca se transforma em flores, em alegria. Aos poucos ele muda a vida da cadeia, do hospital, do asilo e até da fábrica de canhões de seu pai, a ponto de a própria cidade “Mirapólvora” mudar o nome para “Miraflores”. 
   Neste início de ano, ao voltar nossa olhar para a situação de nosso país, nas suas várias esferas de poder – Legislativo, Judiciário e Executivo – e ainda o “Quarto Poder”, representado por quem domina os grandes veículos de comunicação -, todos eles marcados por desvios de conduta e atos de corrupção, nos damos conta de que estamos diante de um “Miralama”. 
   Para um feliz Ano Novo, temos a necessidade de acordar em nós esse “Menino do Dedo Verde”. Esse anjo adormecido mora em algum lugar dentro de nós, e outra coisa não é, senão a esperança teimosa que insiste na busca do bem, da verdade e da justiça, da verdadeira alegria. 
   Nosso Papa Francisco tem feito a sua parte e nos vem incentivando a fazer a nossa. Ele tem se esforçado para dar a sua contribuição, a fim de que o mundo se torne mais humano, mais alegre, mais feliz. Creio que podemos, singelamente, chamar nosso Francisco de “O papa do Dedo Verde”. É bem verdade que, como acontece na estória, as aulas curiais lhe dão sono e seu aprendizado se dá com pessoas concretas, com experiências que ele faz com através dos acontecimentos da vida. Mas é inegável que ele tem o dom de trazer mais vida e esperança com seu sorriso, sua proximidade, sua capacidade de acolhida e suas decisões. Por onde passa, semeia flores, semeia vida, alegria...
   No entanto, não lhe faltam opositores, dentro e fora da igreja. Os mais conservadores rejeitam a sua postura antidogmática e desejosa de ser sinal de vida para as situações concretas. O poder econômico não aceita a sua pregação social, na qual postula mais vida para os seres humanos e para o planeta. Há também os extremistas islâmicos marcados pelo ódio “aos infiéis”, que semeiam a morte e o terrorismo e já tramam a morte do papa. E ainda os que apostam nas artimanhas, nos esquemas de corrupção, numa Igreja de privilégios longe da vida concreta do povo. 
   Mas Francisco segue firme e com serenidade, procurando tocar as situações conflituosas com seu do de fé e esperança, recuperando um pouco de paz e de alegria. 
   Todos nós podemos ajudar o mundo a ser um pouco melhor. Todos nós somos vocacionados à promoção da vida, da verdade e da justiça. É com nossas escolhas, ações e decisões, moldadas no projeto de Deus, que acordamos em nós esse anjo bom, esse “Menino” ou “Menina do Dedo Verde”, que tem o poder de fazer florir e alegrar tudo o que está à nossa volta.
   E isso é pra começo de conversa.( IR. DENILSON MARIANO, SDN, EDITORIAL da Revista O LUTADOR, Ano LXXXVII / Nº 3872, JANEIRO/2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares