quinta-feira, 10 de outubro de 2019

O DESCARTE DE LÂMPADAS FLUORESCENTES: UM PROBLEMA



   Transcrição do editorial do jornal FOLHA DE LONDRINA, quinta-feira, 10 de outubro de 2019 
   A simples substituição de uma lâmpada fluorescente queimada pode não ser um ato tão inofensivo quando se constata que existe um passivo ambiental de mais d 3 milhões de lâmpadas acumulada nos últimos anos sob responsabilidade das prefeituras paranaenses. O material contém mercúrio e, se descartada diretamente na natureza, pode contaminar o solo, a água, a fauna e a flora, além de ocasionar sérios problemas de saúde. 
   Desde 2010 está em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos na qual fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, “são obrigados a estruturar e implementar sistema de logística reversa” após o uso de lâmpadas pelos consumidores. Mas um levantamento pela Sedest (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo) constatou que pelo menos 371 municípios dos 399 do Paraná (93%) acumula lâmpadas queimadas em barracões e até escolas e postos de saúde.
   O volume total de 3,2 milhões de itens engloba lâmpadas utilizadas em prédios públicos e pelos consumidores em geral e que foram recolhidas pelos municípios diante da falta de postos de coleta dos materiais. 
   Essas informações foram repassadas pelos próprios municípios aos governos do Estado para debater o problema em parceria com o Ministério Público, como mostra reportagem da FOLHA nesta quinta-feira (10).
   Há divergência entre poder público e entidades que representam as empresas fabricantes e importadoras de lâmpadas sobre a responsabilidade da logística reversa. Ao jornal, a Associação Brasileira para Gestão da Política Reversa de Produtos de Iluminação informou que o setor é obrigado a fazer a destinação correta das lâmpadas descartadas exclusivamente por consumidores domésticos. 
   Enquanto esse impasse não se resolve, esses itens altamente poluentes estão armazenados de forma precária. O governo do Estado calcula que 80 mil estejam em escolas.
   É preciso encontrar uma solução urgente e promover a implantação de um processo permanente de recolhimento para evitar o acúmulo. A logística reversa é de responsabilidade do poder público e da indústria para com a sociedade, pois implica em minimizar os efeitos da produção de resíduos no meio ambiente. 
Obrigado por assinar a Folha de Londrina. (FONTE). Editorial o jornal FOLHA DE LONDRINA, publicado hoje quinta-feira 10 de outubro d 2019).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares