terça-feira, 22 de novembro de 2016

O QUE É METONÍMIA?


   Conforme já dissemos aqui na coluna, as figuras de linguagens são formas diferenciadas de utilizarmos a língua, a fim de obter maior expressividade. Basicamente, consiste em utilizar as palavras do português com sentidos diferentes dos usuais ou de uma maneira diferente daquela a que estamos acostumados. 
   Já tratamos, em colunas anteriores, de algumas dessas figuras, como a metáfora e a ironia, por exemplo. Hoje vamos falar de outra, muito comum na nossa língua, a metonímia. 
   Trata-se do uso de uma palavra no lugar de outra, a partir de uma relação lógica entre elas. Parece complicado? Na verdade, você faz isso o tempo todo. Por exemplo: quando diz que gosta de ouvir Chico Buarque, está usando uma metonímia, já que, na verdade, o que você gosta de ouvir são as músicas dele. Outro caso seria dizer que alguém tomou dois copos de água, pois a pessoa tomou a água que estava dentro, e não os copos.
    Há várias formas de se usar essa figura de linguagem, sendo que as mais comuns são: 

   1 – O autor pela obra: Eu gosto de ler Carlos Drummond de Andrade. (Na verdade, você gosta de ler os textos dele). 

   2 – O continente (recipiente) pelo conteúdo: Comi três pratos de macarrão. (Você não comeu os pratos, mas o que estava dentro deles). 

   3 – A parte pelo todo: Ele pediu a mão da moça em casamento. (É lógico que ele não pediu só a mão, mas a moça toda). 

   4 – O instrumento pela pessoa: Sentia-se mal pelas orelhas de abano, mas os bisturis corrigiram o problema. (O cirurgião corrigiu).

   5 – A causa pelo efeito (ou vice-versa): Tudo o que tenho veio do meu suor. (Veio do trabalho, que faz suar).

   6 – Singular pelo plural: A mulher ocupa cada vez mais cargos de chefia. (Todas as mulheres, na verdade).

   7 – A marca pelo produto: Se você for à farmácia, não se esqueça de comprar cotonetes e band-aid. (São duas marcas que identificam os produtos).

   8 – Um elemento pela totalidade: Tenho que garantir o leite das crianças. (As crianças não se alimentam só de leite, mas de várias outras coisas também). Nesse caso específico, alguns gramáticos classificam a figura como sinédoque, um tipo de metonímia. 

   9 – O símbolo pelo que é simbolizado. Foi salvo das drogas pela cruz! ( A cruz simboliza a fé religiosa da pessoa). 

10 – A matéria pelo objeto: Meu trabalho é revisar e assinar papéis o dia todo. (A pessoa revisa e assina relatórios, pedidos, resumos, etc., não qualquer papel). 
   Esses são apenas alguns exemplos, mas há inúmeros outros. O importante é identificar que se trata de uma relação lógica entre os termos (o que foi usado e o que realmente se quer dizer). Há essa relação entre Drummond e seus livros ou entre o bisturi e o cirurgião, por exemplo. 
   Para interpretar uma metonímia, basta identificar essa relação, entender o que a pessoa realmente quis dizer com aquilo. Para “criar” uma metonímia, o cuidado é dobrado: você deve ter certeza de que quem ler ou ouvir a frase vai de fato entender o que você quis dizer. 
   Por último, não confunda metonímia com metáfora, em que a substituição de uma palavra por outra é baseada na semelhança e não na lógica. Dizer que uma menina é uma flor, por exemplo, é metáfora, pois há alguma semelhança entre elas. 
   Ficou com alguma dúvida? Mande um e-mail para nossa coluna. 
   Até a próxima terça! (FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGUÊS E ESPANHOL ). *Encaminhe as suas dúvidas e sugestões para bemdito14@gmail.com FACEBOOK facebook.com/folhacidadania página 4, FOLHA 2, terça-feira, 22 de novembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares